Vitória: polêmicas e bastidores do filme com Fernanda Montenegro
Longa baseado em fatos reais estreia nesta quinta-feira, 13, e levanta debate sobre a escolha da protagonista; entenda a polêmica
20:51 | Mar. 11, 2025
O filme Vitória estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 13, mas antes mesmo de sua exibição oficial, uma polêmica já movimenta o lançamento. A atriz Fernanda Montenegro interpreta Joana da Paz, uma mulher que era negra na vida real, o que gerou críticas sobre a escalação.
O longa retrata a história de Joana, uma aposentada que, em 2005, filmou crimes de sua janela no Rio de Janeiro e denunciou uma quadrilha perigosa. As gravações levaram à prisão de criminosos e policiais militares envolvidos com o tráfico.
CONFIRA 5 filmes que estreiam no cinema em março de 2025
Filme 'Vitória': por que Fernanda Montenegro foi escolhida?
A escolha de Fernanda Montenegro para o papel de Joana da Paz foi justificada pela produção como uma decisão tomada para proteger a identidade da protagonista na época em que o projeto começou a ser desenvolvido.
O primeiro diretor do filme, Breno Silveira, explicou antes de sua morte que, quando Vitória começou a ser produzido, a verdadeira identidade de Joana ainda era desconhecida do público. Para evitar sua exposição e garantir sua segurança, a produção optou por não seguir a mesma representação racial da personagem real.
Além disso, outros personagens também passaram por mudanças. O jornalista Fábio Gusmão, que na vida real é branco, é interpretado no filme por Alan Rocha, um ator negro. Os nomes verdadeiros de Joana e Fábio também foram alterados na obra.
LEIA TAMBÉM | "Ainda Estou Aqui" — Este texto não é sobre o Oscar
Filme 'Vitória': quem foi Joana da Paz?
Joana da Paz, nome fictício usado até sua morte em 2023, tornou-se peça-chave na investigação de crimes no Rio de Janeiro. Com uma câmera, registrou delitos cometidos em sua vizinhança e repassou as imagens ao jornalista Fábio Gusmão (chamado de Flávio Godoy no filme).
As denúncias resultaram na prisão de criminosos e policiais militares envolvidos com o tráfico. Por conta das ameaças que sofreu, Joana viveu sob proteção do Estado e teve sua identidade mantida em sigilo até sua morte, em fevereiro de 2023. Até então, era conhecida publicamente como Vitória da Paz.
Filme 'Vitória': direção mudou durante as gravações
O longa enfrentou outro desafio durante sua produção: a morte do diretor Breno Silveira, em 2022, aos 58 anos. Ele foi substituído pelo cineasta Andrucha Waddington, amigo do diretor original e genro de Fernanda Montenegro.
O filme Vitória chega às telonas trazendo uma história real de coragem, mas também gerando discussões sobre representatividade e escolhas na indústria cinematográfica.