Quadrinistas, times e personalidades prestam homenagens a Ziraldo

O cartunista morreu na tarde deste sábado, 6, no Rio de Janeiro. Ziraldo tinha 91 anos e sete décadas de carreira

21:23 | Abr. 06, 2024

Por: Gabriel Damasceno
Criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa lamenta a morte do amigo Ziraldo (foto: Arquivo Pessoal)

Vários quadrinistas, escritores e celebridades prestaram homenagens a Ziraldo, criador do 'Menino Maluquinho'. O cartunista morreu, na tarde deste sábado, 6, no Rio de Janeiro, aos 91 anos.

O criador da ‘Turma da Mônica’, Mauricio de Sousa, publicou fotos e um desenho dos dois juntos. Eles são amigos de longa data e já publicaram parcerias juntos.

“Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo! ”, escreveu Mauricio.

O cartunista André Dahmer lembra das oportunidades que Ziraldo lhe deu. “Ziraldo me deu a primeira oportunidade de desenhar profissionalmente, quando foi editor do Caderno B, no extinto Jornal do Brasil. Também escreveu prefácio do meu primeiro livro. Dono de desenho monumental, foi um dos maiores artistas gráficos de todos os tempos. Descanse em paz”.

Xuxa disse que foi graças a Ziraldo que teve oportunidade de começar na TV. "Foi no seu programa, Etcétera, que a minha vida na televisão começou... Desde então, você sempre fez parte da minha vida, da minha história, da história da Fundação e de tantas crianças. Obrigada por tudo que você plantou e um beijo no seu coração. Vai com Deus", escreveu.

Vários times de futebol também homenagearam o quadrinista, que é flamenguista. Em 2009, ele publicou um livro em homenagem ao seu time do coração, chamado "Flamengo, o mais querido do Brasil em quadrinhos".

O Flamengo escreveu “Descanse em paz, Ziraldo” e publicou uma foto do autor com a camisa do time.

O Palmeiras lamentou o falecimento e desejou forças à família. “Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho, Ziraldo lançou em 2010 o livro ilustrado "Verdão, o Campeão do Século". Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade”.