Morre Olavo Romano, escritor mineiro, aos 85 anos

Escritor mineiro Olavo Romano morreu em decorrência de um câncer aos 85 anos de idade

18:38 | Nov. 16, 2023

Por: Lillian Santos
Escritor mineiro Olavo Romano morreu em decorrência de um câncer aos 85 anos de idade (foto: Reprodução/Instagram @olavoromano)

O escritor mineiro Olavo Romano morreu nesta quinta-feira, 16, aos 85 anos de idade. A informação foi confirmada pela Academia Mineira de Letras (AML), instituição a qual o autor fazia parte desde 2004.

De acordo com o site O Tempo, Olavo estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o início da manhã de hoje. Autor dos livros “Os mundos daquele tempo” (1988), “A cidade submersa” (2016), além de diversos contos, Olavo havia descoberto um câncer na última semana.

Nascido no município de Oliveira, em Minas Gerais, em 6 de setembro de 1938, Olavo Cesar Romano iniciou a trajetória literária em 1979, e chegou a colaborar com seus textos em diversos veículos, como IstoÉ, Globo Rural, Palavra, Cícero e Veja.

No ano de 1982, publicou seu primeiro livro “Casos de Minas”, que foi elogiado por nomes relevantes da literatura nacional como Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado.

Em 2004, assumiu a cadeira de número 37 na AML e, entre os anos de 2013 e 2016, atuou como presidente da instituição. Atualmente, Olavo Romano ocupava o cargo de presidente emérito da Academia Mineira de Letras.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui