"Mainha: Com a Morte Nos Olhos": 2º episódio está disponível no O POVO+

Neste capítulo, está sendo retratada a prisão do pistoleiro em 1988, a infância dele e como a "pistolagem" se tornou um crime de maior destaque na década de 1980 no Ceará, principalmente na região do Vale do Jaguaribe

14:36 | Jul. 22, 2022

A série relata a história do matador de aluguel Mainha, que ficou famoso no Ceará e no Brasil na década de 1980 e foi considerado o maior pistoleiro do Nordeste (foto: Reprodução)

O segundo episódio da série “Mainha: Com a Morte Nos Olhos” está disponível na plataforma multistreaming O POVO+, produtora original da série. O novo capítulo foi disponibilizado nessa quarta-feira, 20, e retrata a prisão do pistoleiro Mainha em 1988, a infância dele e como a “pistolagem” se tornou um crime de maior destaque na década de 1980 no Ceará, principalmente na região do Vale do Jaguaribe.

Com quatro episódios, a produção relata a história do matador de aluguel Mainha, que ficou famoso no Ceará e no Brasil na década de 1980 e foi considerado o maior pistoleiro do Nordeste. Para muitos, ele assumia uma postura de “justiceiro”, com crimes sendo realizados como forma de “defesa da honra”. A série documental é dirigida pelos jornalistas Arthur Gadelha, Demitri Túlio e a produtora e roteirista Luana Sampaio.

A plataforma O POVO+ estreou a série na quinta-feira, 14, para falar sobre a história do matador de aluguel e ampliar debates sobre diferentes tipos de violência. Os episódios vêm sendo lançados semanalmente. A série foi produzida a partir de pesquisas feitas em matérias já publicadas no O POVO sobre Mainha, além de livros, artigos e trabalhos acadêmicos que abordavam o tema da pistolagem no Ceará.

As gravações da produção aconteceram em cinco dias nos municípios de Jaguaribara, Alto Santo, Iracema, Pereiro e Jaguaribe, além de Fortaleza e Maranguape. Durante as gravações, foram ouvidas não só “narrativas de morte”, mas também negativas de pessoas que sentiam medo em falar sobre Mainha mesmo mais de dez anos após a morte dele.

Além disso, mais de 15 pessoas, entre familiares de Mainha, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), pessoas que conviveram com ele, delegados e “gente do povo” foram entrevistadas para a série. Na produção, os passos de Mainha como “pistoleiro, homem, pai, preso, amigo e procurado” são apresentados e relatados.

Serviço

2º episódio série "Mainha: Com a Morte Nos Olhos"
Onde: Aba “Filmes e Séries” da plataforma O POVO+