Crítico de cinema e pesquisador cearense, LG de Miranda Leão morre aos 89 anos

Um dos primeiros expoentes da crítica de cinema no Ceará, o autor e pesquisador da linguagem audiovisual LG de MIranda Leão faleceu na manhã desta sexta

12:22 | Abr. 02, 2021

Crítico de cinema cearense, o pioneiro LG de Miranda Leão morreu nesta sexta, 2, aos 89 anos (foto: reprodução)

Morreu na manhã desta sexta-feira, 2, o crítico de cinema, autor e pesquisador cearense LG de Miranda Leão. Batizado como Luiz Geraldo no nascimento, LG passou a assinar com a sigla quando enveredou pela prática da crítica cinematográfica, a qual se dedicou por mais de seis décadas. O falecimento foi informado por uma das filhas do crítico, a diretora, atriz e jornalista Aurora Miranda Leão, nas redes sociais.

"Qualquer palavra será pequena, qualquer agradecimento limitado, qualquer tristeza será aquém", escreveu Aurora em postagem no Instagram sobre o pai. A diretora definiu LG como o "primeiro amigo, primeiro mestre, meu incentivador".

O deslumbre com o cinema surgiu ainda na infância, quando testemunhou as gravações do inacabado longa "It's All True", que o diretor estadunidense Orson Welles gravou na Praia do Mucuripe nos anos 1940. No final daquela década, LG tornou-se um dos membros do Clube de Cinema de Fortaleza. A organização foi fundada em 1948 por Darcy Costa e tinha outros nomes importantes do pioneirismo da crítica no Estado, como Wilson Baltazar, Tavares da Silva e Enondino Bessa.

Professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará, LG também foi funcionário do Banco do Nordeste. Nunca deixou de lado, porém, a paixão pelo cinema. Começou na atuação enquanto crítico ainda nos anos 1950, escrevendo para diversos jornais, incluindo O POVO. 

Parte dos textos críticos do pesquisador foram reunidos no livro "Analisando Cinema: Críticas de LG", organizado por Aurora e publicado pela Coleção Aplauso. O prefácio do livro foi escrito pela crítica Neusa Barbosa, que destaca no texto a "fibra forjada" de LG nos "tempos heroicos de cineclubismo em Fortaleza".

Com o advento da Internet, o crítico passou a assinar também textos na internet. O Blog do LG de Miranda Leão tem arquivo de produções do jornalista entre 2009 e 2011. Entre as postagens, há relatos da visita da cineasta Agnès Varda a Fortaleza, em 2009, escritos sobre Stanley Kubrick e François Truffaut e lista de melhores filmes.

Nome de importância central no setor do Estado, ele foi destacado como membro honorário da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) na época da fundação do grupo, em março de 2016.