Inscrições para editais da plataforma Arte Urgente estão abertas

Ações contemplam chamada para professores, projetos de grupos, coletivos e gestores, além de seleção de pesquisas para publicação em livro digital

14:05 | Fev. 02, 2021

Na categoria Ateliês de Criação, seis montagens inéditas serão realizadas nas linguagens de audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro (foto: PRISCILA SMITHS)

Estão abertas as inscrições para as ações da Plataforma Arte Urgente, que tem como lema "A Cultura como Farol do Ceará". Com apoio a projetos de arte e cultura do Estado, formação e especialização de agentes da área e do público em geral, os editais contemplam quatro vertentes: Ateliês de Criação, Janelas Formativas, Agência de Futuro e Coleção de Saberes. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no espaço virtual da plataforma.

Por meio das chamadas públicas, o Arte Urgente tem o objetivo de potencializar as atividades dos agentes da economia da cultura. Com o fomento de oportunidades produtivas e de geração de renda, o intuito é contribuir para o enfrentamento dos desafios que a Covid-19 impôs ao setor cultural, uma vez que não se deve aglomerar.

O Arte Urgente é uma realização do Instituto BR, Quitanda Soluções Criativas e Laboratórios Culturais, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceara (Secult), por meio da Lei Aldir Blanc. Saiba mais sobre os editais:

Ateliês de Criação

Os Ateliês têm o intuito de oferecer formação artística e técnica, em que professores e estudantes trabalhem em parceria. A meta é o desenvolvimento de uma criação inédita, que realizará duas apresentações gratuitas. Seis montagens artísticas serão realizadas nas linguagens audiovisual, circo, cultura popular, dança, música e teatro.
Público-alvo: professores(as) interessados(as) em ministrar cursos técnicos.
Inscrições: até às 23h59min, no horário de Brasília, do dia 7 de fevereiro de 2021

Janelas Formativas

Nesta seleção, os proponentes ministrarão cursos livres de diferentes temáticas no campo da arte e da cultura. O Edital das Janelas Formativas tem duas categorias. Na primeira categoria, 80 cursos com carga horária de 20 horas serão selecionados. Já a segunda contempla 20 cursos com carga horária de 40 horas.
Público-alvo: Professores com interesse em ministrar cursos livres nas mais diversas áreas da Arte e da Cultura.
Inscrições: até às 23h59min, no horário de Brasília, do dia 12 de fevereiro de 2021

Agência de Futuros

Laboratório técnico de consultoria e assessoria jurídica, contábil, administrativa, de comunicação, marketing, plano de negócios, recursos humanos e prestação de contas. Ao final da imersão, os selecionados devem produzir materiais referentes ao conteúdo apreendido, como plano de marketing e de negócios. Projetos inscritos devem ser de música, artes cênicas e artes performativas.
Público-alvo: Grupos, coletivos, instituições e empreendedores culturais das áreas de música, artes cênicas e artes performativas já existentes, com interesse em participar do projeto.
Inscrições: até às 23h59min, no horário de Brasília, do dia 7 de fevereiro de 2021

Coleção de Saberes

A seleção contempla trabalhos originais, ainda não publicados, de pesquisadores cearenses ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos. Os trabalhos devem abordar temas ligados à arte e à cultura para serem publicados em livro digital. Neste edital, há duas categorias de participação: 17 propostas serão selecionadas na categoria trabalho acadêmico; 3 propostas na categoria não acadêmico.
Público-alvo: Pesquisadores(as) do campo da Arte e da Cultura no Ceará, com interesse em publicar a pesquisa em formato de livro digital, conhecido como e-book.
Inscrições: até às 23h59, no horário de Brasília, do dia 15 de fevereiro de 2021

 

Serviço

Editais da plataforma Arte Urgente

Onde: formulários on-line disponíveis aqui