Theatro José de Alencar e Catedral Metropolitana de Fortaleza recebem projeções visuais

Em sua primeira edição, o A.Front - Festival Internacional de Video Mapping acontecerá nos dias 16 e 18 de dezembro

07:55 | Dez. 10, 2020

Imagem do Panteão da Pátria em Brasília com a intervenção da VJ Grazzi, campeã no VJ Torna International no ano de 2018 (foto: Pedro Lacerda / Divulgação)

Fortaleza é a sede da primeira edição do A.Front - Festival Internacional de Video Mapping. O projeto busca inserir no cenário cearense a prática de Video Jockey, popularmente conhecida como VJ, que reflete imagens, animadas ou não, em construções urbanas. Podendo ter ou não acompanhamento sonoro. O evento acontecerá nos dias 16 e 18 de dezembro e será transmitido no canal do YouTube do O POVO Online e também na conta do festival na mesma rede.

No dia 16, quarta-feira, o Theatro José de Alencar será tela para a artista Ângela Jomara e para os coletivos United VJs e Darklight Studio. A partir das 19h30min, será possível apreciar a fusão de imagens preparadas na fachada do local ao som das atrações DJ Nego Célio e dronedeus com a performance de Lola Garcia.

Já no dia 18, sexta-feira, começando às 19h30min, a ação toma forma na fachada da Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde DJ Nego Célio ditará a música enquanto os VJs Valentino Cabanillas, Grazzi, VJ Malakai e o organizador Vitor Grilo espelharão seus trabalhos.

Comemoração dos 476 anos da catedral de Arequipa no Peru feita pelo VJ Malaki (Foto: Divulgação)

Realizador da iniciativa #IssoNãoÉPixação, em que performance e instalação interativa se fundiam em ambientes da cidade, Vitor Grilo conta que a ideia do A.front é questionar as narrativas estabelecidas sobre arte e abordar o campo artístico como um ambiente que também pode ser de todos. Sob esse contexto, o video mapping se torna uma expressão democrática a céu aberto.

“Uma preocupação com esse trabalho é fazer com que Fortaleza se debruce sobre si em vez de ter esse eterno anseio do retirante. Queremos contemplar nossa cidade, nossa cultura e principalmente nossa história” informa Grilo. De acordo com ele, a escolha das locações surgiu a partir da necessidade de propor um diálogo com essas arquiteturas históricas e isso será traduzido nas projeções.

Para isso, a organização contou com o apoio dos profissionais da revista Berro: Dani Guerra, jornalista pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e historiadora pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Arthur Pires, também jornalista pela UFC e mestre e doutorando em Sociologia pela instituição.

Serviço
A.Front - Festival Internacional de Video Mapping

Quando: 16 e 18 de dezembro
Onde assistir: No canal do YouTube do O POVO Online ou do A.Front - Festival Internacional de Video Mapping

Programação


16 de dezembro, quarta-feira
Onde: na fachada frontal externa do Theatro Jose de Alencar
19h30min: DJ Nego Célio
20 horas: VJ Ângela Jomara 
20h20min: DJ Nego Célio
20h40min: dronedeus + performance de Lola Garcia
21h20min: DJ Nego Célio
21h40min: Darklight+United


18 de dezembro, sexta-feira
Onde: na fachada frontal externa da Catedral Metropolitana de Fortaleza
19h30min: DJ Nego Célio
20 horas: VJ Valentino Cabanillas
20h20min: DJ Nego Célio
20h40min: VJ Grazzi 
21h00min: VJ Malaki 
21h20min: DJ Nego Célio
21h40min: VJ Vitor Grilo