Conheça os vencedores do 19º Noia - Festival do Audiovisual Universitário

Encerramento da 19ª edição do NOIA - Festival do Audiovisual Universitário aconteceu ontem, 4, com transmissão pelo YouTube. Confira lista completa dos vencedores

01:30 | Dez. 05, 2020

'Vagabundos Eficazes', dirigido por Rafael Brasileiro, venceu a categoria de Melhor Filme Cearense pelo Júri Oficial (foto: Divulgação)

O Noia - Festival do Audiovisual Universitário apresentou na noite de ontem, 4, os vencedores da sua 19ª edição. Ponto de encontro entre cinema, fotografia e música realizados por estudantes de universidades brasileiras, o evento reuniu curtas-metragens, bandas e fotografias em formato virtual ao longo desta semana. Dentre os vencedores, os filmes “Ser Feliz no Vão”, de Lucas H. Rossi dos Santos (Melhor Filme Brasileiro Júri Oficial); “Perifericu”, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (Melhor Filme Brasileiro Júri Da Crítica); e “Tô Indo”, de May Alves e Leonardo H. (Melhor Filme Brasileiro Júri Popular).

Encerramento contou, ainda, com homenagens ao For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero e show da banda Gravatas Borboletas. Transmissão aconteceu pelo YouTube, nos canais do Festival, do Canal FDR e do O POVO Online.

LEIA TAMBÉM30º Cine Ceará começa neste sábado, 5, com programação na TV, internet e no São Luiz

Dentre os ganhadores do Estado, destaque para “Vagabundos Eficazes”, dirigido por Rafael Brasileiro, Melhor Filme Cearense pelo Júri Oficial. Filme cria imagens e diálogos a partir das obras dos escritores Julio Cortázar, Caio Fernando Abreu e Ítalo Calvino. Em "Válvula", de Sara Benvenuto, algo inesperado acontece na vida de Eveline. Produção de Iguatu ficou com o título de Melhor Filme Cearense pelo Júri Popular.

Algo inesperado acontece na vida de Eveline, no filme "Válvula", de Sara Benvenuto (Foto: Divulgação)

No âmbito da fotografia, o trabalho seriado “Vendaval”, de Fernanda dos Santos Barros, ganhou o título de Melhor Fotografia Série; e “Devir”, de Lanna Fernandes de Carvalho, o de “Melhor Fotografia Individual’. Entre as bandas, TrVibe venceu a categoria de Melhor Música Autoral, com “Viver”; e Flowers To The Ground a de Melhor Banda Júri Oficial.

Fernanda dos Santos Barros, da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu o prêmio de Melhor Fotografia Série pelo trabalho "Vendaval" (Foto: Divulgação)

Uma das novidades deste 19º Noia foi o Troféu Engajamento, concedido à banda cujo vídeo publicado nas redes sociais obteve mais curtidas e compartilhamentos. O grupo Raízes do Griô, também cearense, ganhou tanto o prêmio de Melhor Banda Engajamento quanto o de Melhor Banda pelo Júri Popular. Outra iniciativa desta edição foi o Troféu Enel de Sustentabilidade, criada para agraciar a produção com destaque nas temáticas do meio ambiente e da sustentabilidade.

Para Virna Paz, produtora e coordenadora de comunicação do Festival Noia, organizar o evento num formato tão diferente, completamente on-line, foi semelhante à primeira vez de sua realização. “Tivemos que estudar muito e planejar cuidadosamente cada uma das atividades da nossa programação. Por mais que realizar um evento on-line possa parecer mais fácil, porque dispensa algumas estruturas, há necessidades e demandas próprias. Mas conseguimos realizar o Festival e estamos muito felizes com o resultado. Tivemos 250 inscrições, dentre curtas-metragens, fotografias e bandas, mesmo em um ano tão atípico e tão desafiador como 2020”, comenta.

Foram selecionados 21 filmes para a Mostra Brasileira de Cinema e oito para a Mostra Cearense de Cinema. Na Mostra de Bandas, oito grupos se apresentaram. A Mostra de Fotografia teve 15 trabalhos em exposição na plataforma virtual do Noia.