Evento virtual discute a importância da filosofia em períodos de crise
A organização Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia, comemorado nesta quinta-feira, 19, com transmissões ao vivo durante a semana
19:07 | Nov. 16, 2020
"Como a filosofia pode ser útil em momentos de adversidade?”. Essa é a reflexão que norteia o evento promovido pela organização Nova Acrópole entre hoje, 16, e sábado, 21. A iniciativa tem como objetivo comemorar o Dia Mundial da Filosofia, que acontece nesta quinta-feira, 19 de novembro.
Em 2020, a população mundial enfrenta uma pandemia causada por uma doença que era, até pouco tempo atrás, desconhecida. Por isso, milhões de pessoas precisaram permanecer em casa para evitar o contágio do coronavírus. No Brasil, o cenário é de gradual retomada das atividades econômicas. Mas em diversos países já começa um novo período de isolamento social rígido. Com essa situação, há muitas reflexões que podem ser proporcionadas a partir da filosofia.
Neste campo de estudo, filósofos de séculos anteriores, como Marco Aurélio, Confúcio, Sêneca e Epicteto, promovem ideias que continuam pertinentes ainda hoje. Mas não é somente esses pensadores antigos, alguns nascidos até mesmo antes de Cristo, que ponderam sobre a vida em períodos incertos. Pierre Hadot (1922-2010) também tem um pensamento filosófico importante para ser discutido neste momento.
A primeira atração ocorre nesta segunda-feira, 16, às 19 horas, com a professora Manuela Bittar. Na noite, ela irá abordar o tema “Marco Aurélio: a capacidade de lidar com o medo e as incertezas”.
Outro destaque é a palestra de Lúcia Helena Galvão sob o tema “Pierre Hadot: conselhos práticos para a arte de viver”. A transmissão ao vivo acontece na sexta-feira, 20, também às 19 horas. "A arte de viver sempre foi o objetivo da Filosofia. E para isso, é fundamental termos a confiança de que aquilo que acontece conosco é o necessário para nos despertar e nos tornar um ser humano melhor. Aprender a superar as crises com dignidade nos permite extrair delas o que elas tinham para nos ensinar”, explica a palestrante em texto para a imprensa.
O evento fecha sua programação no sábado, 20, com o professor Luis Carlos Marques Fonseca. Na data, ele aborda como utilizar a adversidade para renovar a própria vida. Todos os conteúdos serão transmitidos pelo canal do Youtube da Nova Acrópole e pela página do Facebook de Lúcia Helena Galvão.
Durante as lives, a organização irá arrecadar doações para seu projeto “Criança para o Bem”, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da periferia de Brasília, no Distrito Federal. No contraturno escolar, os jovens desenvolvem uma formação humana, solidária e cidadã por meio de várias atividades.
Programação completa
Segunda-feira, 16
19 horas - "Marco Aurélio: a capacidade de lidar com o medo e as incertezas", com professora Manuela Bittar
Terça-feira, 17
19 horas - "Confúcio: a convivência humana em tempos de crise", com professora Melissa Andrade
Quarta-feira, 18
19 horas - "Sêneca: a vida simples e feliz", com professora Kelly Aguiar
Quinta-feira, 19
19 horas - "Epicteto: a fortaleza para momentos difíceis", com professor Jean César Antunes
Sexta-feira, 20
19 horas - "Pierre Hadot: conselhos práticos para a arte de viver", com professora Lúcia Helena Galvão
Sábado, 21
19 horas - "Adversidade como oportunidade para a renovação da vida", com professor Luis Carlos Marques Fonseca
Dia Mundial da Filosofia
Quando: de segunda-feira, 16, a sábado, 21, às 19 horas
Onde: no canal do Youtube da Nova Acrópole e na página do Facebook de Lúcia Helena
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.