Estéticas, discursos e políticas negras nas artes cênicas é tema de seminário online
Com artistas pesquisadores do Ceará, da Bahia, do Maranhão e do Piauí, encontros virtuais serão nesta segunda-feira, 26, e terça, 27. Atividade integra o 27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
13:35 | Out. 24, 2020
Artistas-pesquisadores das poéticas, práticas, investigações e narrativas afro centradas se encontram em seminário virtual do 27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). Sob a temática “Estéticas, Discursos e Políticas Negras nas Artes Cênicas”, atividade acontece nesta segunda-feira, 26, e terça, 27. Diálogos serão realizados em sala virtual aberta para os inscritos, com transmissão pelo canal no Youtube do FNT. As inscrições são gratuitas, por meio do site do festival.
A abertura do seminário virtual inicia às 14 horas, com a conversa “Políticas e Poéticas Negras: Formação e Representatividade nas Artes Cênicas”. Participam Alexandra Dumas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Ricardo Nascimento, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com mediação do diretor e iluminador teatral Abimaelson Santos, professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A conversa seguinte, “Corpos, Discursos e Estéticas Negras em Cena”, às 16 horas, é um dos destaques da programação. Diálogo virtual terá participação do cearense Altemar Di Monteiro, encenador, dramaturgo e diretor fundador do Nóis de Teatro; e da dramaturga, preparadora de atores e educadora Fernanda Julia Onisajé, da Bahia. Mediação ficará por conta do diretor e iluminador teatral Abimaelson Santos, professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e de Carolina Bernardo, professora e coordenadora do curso de Humanidades da Unilab.
Para Altemar Di Monteiro, mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorando em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o teatro contemporâneo deve pensar as relações interseccionais, entrecruzando raça, classe e gênero.
“Em linhas gerais, é pensar nesse corpo racializado a partir do lugar onde mora. A gente fala de uma visão de mundo que carrega, não só violências, mas possibilidades para desvirtuar muitas centralidades e operar na construção poética de um mundo porvir”, explica Altemar. O dramaturgo, pesquisador do teatro a partir das relações entre corpo e cidade em seus atravessamentos periféricos e raciais, acredita que o espaço costura muito da criação artística, principalmente nas periferias urbanas.
A bailarina, coreógrafa e performer Luzia Amélia, do Piauí, e a artista interdisciplinar Tieta Macau, licenciada em Teatro pela Ufma, participam do encontro “Dança, Ancestralidades e Estéticas Negras”. A atividade encerra a programação do seminário virtual, na terça-feira, 27, às 15 horas, com mediação de Abimaelson Santos e dos professores da Unilab Rosalina Semedo de Andrade e Arilson dos Santos Gomes.
27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
O 27º FNT acontece em formato híbrido - virtual e presencial -, com a temática “É. Foi. Será. Teatro”. Nesta edição, o evento é realizado em quatro momentos, chamados de “Estações”. A primeira aconteceu ainda em setembro, com os espetáculos e os debates da Mostra Nordeste. O seminário virtual com artistas-pesquisadores integra a segunda estação, agora em outubro. A terceira estação do FNT será realizada em novembro, com a Mostra Música. Em dezembro, a quarta estação - prevista para acontecer presencial em Guaramiranga - terá a Mostra FNT para Crianças, com espetáculos e contação de histórias; e Palco Ceará, sobre a produção teatral do Estado.
Realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), programação tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Serviço
Webinário de Artistas Pesquisadores: Estéticas, Discursos e Políticas Negras nas Artes Cênicas do 27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT)
Quando: nesta segunda-feira, 26, e terça, 27
Onde: sala virtual para os inscritos, com transmissão aberta pelo canal no Youtube do FNT
Inscrições: clique aqui
Facebook e Instagram: @fntguaramiranga
Mais informações: (85) 3321-1405 ou e-mail fnt@agua.art.br