Para todas as idades: saiba quais são os curtas selecionados para o 2° Anima Ceará

Com exibição gratuita, o festival de animação apresenta 22 produções de 5 a 8 de novembro

18:38 | Out. 20, 2020

Mitologia Nordestina (2019), de Alisson Pereira, Flor Juazeiro do Norte/CE. (foto: Divulgação)

A segunda edição do Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web acontecerá de 5 a 8 de novembro deste ano e será transmitida de forma gratuita nos canais do YouTube do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Além da exibição de obras audiovisuais, o evento conta com webinar, bate-papo, palestra e workshop. Tudo com o intuito de realizar trocas entre os profissionais do mercado de animação, games e web incentivando a produção nacional.

Os curtas apresentam as mais diversas temáticas, como preconceito, medo, solidão, imigração, perdas e amizade. Duas obras cearenses entraram na concorrência pelo prêmio principal: “Estou Mais Velha Longe de Casa”, de Janaína Lacerda, da cidade do Crato, e “Mitologia Nordestina”, de Alisson Pereira Flor, de Juazeiro do Norte. Ainda, “Vento Viajante” foi feito por Analúcia Godoi com alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, e também está na disputa.

A curadoria ficou por encargo de Telmo Carvalho, um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de Mariana Medina, formada em Cinema, com especialização em Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual, pela UFC.

“Foram 114 curtas inscritos de vários estados brasileiros. Filmes com técnicas e estilos diferentes. Produzidos por profissionais, em oficinas, por animadores experientes, ou sem experiência, etc. O critério é tentar abranger todas estas diferenças, nem sempre será tão justo, mas, a gente tenta contemplar todas as regiões, um equilíbrio entre diretores e diretoras, filmes para adultos e filmes para crianças, mostrar o estilo e as técnicas distintas da animação. A animação brasileira é muito rica e diversa” partilha Medina.

O júri é composto três profissionais do meio: Nathália Forte, produtora cearense; Carol Carlini, roteirista de séries e curtas animados; e Marcelo Marão, um dos animadores mais conhecidos do País. Durante o encerramento, o curta-metragem eleito pelo trio receberá o Troféu Anima Ceará, criado pelo artista plástico Dim Brinquedim, e R$3 mil. Também serão premiados com um troféu os vencedores das categorias Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil