Sete cearenses são selecionados na primeira fase do Festival Internacional de Cinema do Caeté

Os vencedores do Festival Internacional de Cinema do Caeté (Ficca) serão anunciados até 30 de novembro; exibição dos filmes será em dezembro

16:00 | Out. 16, 2020

A fome que devora o coração é um dos filmes selecionados na primeira fase do Festival Internacional de Cinema do Caeté (foto: Reprodução/ Instagram)

O Festival Internacional de Cinema do Caeté (Ficca) anunciou os selecionados para a primeira fase de sua próxima edição. Das 120 produções escolhidas, que incluem títulos nacionais e estrangeiros, sete são cearenses. Todos esses filmes poderão ser utilizados para atividades e mostras do evento até 2022.

Os vencedores deverão ser divulgados até 30 de novembro deste ano. Essas obras serão exibidas em espaços culturais no Brasil e em Portugal entre os dias 8 e 10 de dezembro. Concorrem nas categorias: longa-metragem, média-metragem, curta-metragem e documentário.

Leia também | Descontinuidades e atrasos marcam histórico do Edital Ceará Cinema e Vídeo

Um dos destaques é o curta-metragem documental “Aqueles Dois”, de Émerson Maranhão. A narrativa acompanha a história do paramédico Caio José e do pesquisador Kaio Lemos. Além de dividirem o nome, compartilham outra vivência: são homens trans que residem no Ceará. O filme ainda conta com produção executiva de Allan Deberton (“Pacarrete” e “Do Outro Lado do Atlântico”).

“A fome que devora o coração”, dirigido por Raiane Ferreira, também foi selecionado. O curta de ficção parte da busca pelo prazer e da libertação feminina. Vânia, a personagem principal, segue pela noite de Fortaleza em busca de si. “O curta é um jornada da mulher contemporânea que tem sua independência, mas ainda possui muitas privações por conta do seu corpo feminino, já que vivemos num país misógino e machista que dita as regras de como ele deve se comportar”, explica a diretora.

Leia também | Lançado há um ano, XIV Edital Ceará Cinema e Vídeo, da Secult, está parado desde o início de 2020

“A sociedade não permite que o corpo feminino esteja nesse lugar de liberdade. E o filme se trata disso, pois o espectador acompanha a protagonista em situações que afetam, reprimem e ferem o corpo. Então optei por usar traços dos gêneros de terror e suspense dentro do realismo fantástico, para gerar a atmosfera do improvável”, continua. Como o foco de seu trabalho atual é trabalhar com a figura da mulher no cinema, decidiu, então, montar uma equipe exclusivamente feminina.

A seleção de sua obra no Festival Internacional de Cinema do Caeté se tornou uma satisfação para o projeto que surgiu há três anos. “Conciliando emprego e outras atividades, elaborei escrevi e maturei o projeto. Os desafios apareceram nesse tempo, tanto na formação da equipe, na verba mínima, no equilíbrio entre as outras atividades, dentre outros. Mas também apareceram amigos, contribuidores e apoiadores”, lembra.

Leia também | Confira a programação desta semana do Cinema do Dragão

"Preces Precipitadas de um Lugar Sagrado que Não Existe Mais" também está entre os selecionados na primeira fase. Dirigido por Mike Dutra e Rafael Luan, o curta coloca personagens negros em destaque, sem os estereótipos recorrentes do cinema. A produção também participa da 13ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.

Além de “Aqueles Dois”, “A fome que devora o coração” e "Preces Precipitadas de um Lugar Sagrado que Não Existe Mais", quatro outros títulos cearenses também concorrem. São eles: “Aos de ontem, aos de sempre”, “Quero ser Helena”, “Cidade pacata” e “Teatro, a resiliência da periferia”. Confira lista abaixo:

Conheça os cearenses selecionados

“A fome que devora o coração”, de Raiane Claudia Feitosa Ferreira
“Aos de ontem, aos de sempre”, de Elvis Pinheiro, Jaildo Oliveira, Laryssa Raphaella, Lívia Agra, Raquel Morais e Ravi Carvalho
“Quero Ser Helena”, de Sunslly Marques
“Aqueles Dois”, de Émerson Maranhão
“Teatro, A Resiliência da Periferia”, da Rede Cuca
“Cidade Pacata”, de Sara Beatriz Jales de Santana
"Preces Precipitadas de um Lugar Sagrado que Não Existe Mais", de Mike Dutra e Rafael Luan

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.