Confira programação para aproveitar o Dia da Criança

Com exposições, oficinas, shows e apresentações teatrais, saiba o que fazer com as crianças em locais de Fortaleza e também em casa

18:24 | Out. 06, 2020

Vila Sesamo traz uma programação educativa para o Dia das Crianças (foto: Divulgação)

Você já programou o que irá fazer com os pequenos neste Dia da Criança, que acontece na segunda-feira, 12 de outubro? Vários lugares de Fortaleza oferecem eventos durante o fim de semana.

Shows musicais, oficinas de arte e exposições são apenas algumas das opções. Para as famílias que preferem comemorar em casa, também há uma programação especial que ocorre de forma virtual.

Grand Shopping

As atrações do Grand Shopping começam no sábado, 10, a partir das 17 horas. Na data, a Banda Adoleta fará brincadeiras e apresentará músicas para as crianças na Praça de Alimentação. O público ainda poderá tirar fotos com famosos personagens de histórias infantis e receber doces. No domingo, 11, também haverá um show com a banda Canta Kids.

Quando: sábado, 10, e domingo, 11, a partir das 17 horas
Onde: Grand Shopping (avenida Frei Cirilo, 3840 - Messejana)

Shopping Benfica

Entre domingo, 11, e segunda, 12, o Shopping Benfica oferece várias oficinas para os pequenos. Nas aulas, eles poderão brincar com slime, pintar gessos, criar personagens com papel e até fazer bolsas para princesas e para super-heróis. Mas a programação não é apenas dos ateliês. O público infantil também terá a chance de conferir o espetáculo “Os Heróis no conto de fadas”, às 18h30min, na segunda-feira.

Além disso, o empreendimento inaugura a exposição “Mundo geek em papel - Exposição de Paper Craft” a partir de sábado, 10 de outubro. A iniciativa, que conta com visitação gratuita, acontece durante um mês.

Quando:
domingo, 11
14 horas - Oficina de slime
15 horas - Oficina arte em papel para iniciantes
17 horas - Oficina de bolsas das princesas e super-heróis
Segunda-feira, 12
16 horas - Oficina de pintura de gesso
18h30min - Show infantil com o espetáculo “Os Heróis no conto de fadas”
Onde: Shopping Benfica (avenida Carapinima, 2200 - Benfica)

Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura também proporciona uma agenda virtual para as famílias aproveitarem em casa. Na segunda-feira, 12, a partir das 17 horas, o palhaço Tio G leva as crianças para um universo mágico e engraçado.

Outro momento será a exposição virtual de Luiz Alves em alusão ao Dia das Crianças. Neste mesmo dia, às 16 horas, o fotógrafo apresenta registros de ações destinadas ao público infantil. O evento acontece no site oficial do equipamento cultural.

Quando: segunda-feira, 12 de outubro
16 horas - Exposição virtual em alusão ao Dia das Crianças
17 horas - O Palhaço Mágico
Onde: no site e no canal do Youtube do Dragão do Mar

Vamos Brincar

A Vila Sésamo, em parceria com a Fundação FEMSA realiza uma programação matinal entre segunda-feira, 12 e sábado, 17. Destinada ao público de 3 a 6 anos, a iniciativa conta com brincadeiras, música, dicas de atividades e participação de artistas. Todos os dias terão um tema específico, como a importância dos exercícios físicos e a manutenção dos cuidados pessoais.

Os conteúdos interativos que serão apresentados estarão disponíveis no site da Sésamo por tempo indeterminado. Será possível acessar vídeos interativos, podcasts e até jogos de tabuleiro. O evento acontece no canal do Youtube do programa infantil.


Quando: de segunda-feira, 12, a sábado, 17, a partir das 10 horas
Onde: no canal do Youtube da Vila Sésamo

Tarde com Arte

O Grupo Mirante de Teatro Unifor traz programação virtual com contações de histórias. A cada sábado serão interpretadas duas histórias que abordam obras de diferentes artistas. Neste sábado, 10, a partir das 16 horas, serão mostradas "O Menino João" e "A Poética das Cores". A transmissão do projeto ocorre no canal do Youtube da Unifor, na página do Facebook e também na TV Unifor.

Quando: sábado, 10, às 16 horas
Onde: canal do Youtube, na página do Facebook e TV Unifor (canal 181 da NET)

Cineteatro São Luiz

Cineteatro São Luiz exibirá programação especial para o público infantil. Em sessões dubladas, os filmes "Aladdin" e "Como Treinar o Seu Dragão 3" serão exibidos no sábado, 10. As entradas são gratuitas e os espectadores devem usar máscaras. Não haverá retirada de ingressos nas bilheterias.

Ainda na programação em alusão ao Dia das Crianças, o Cineteatro São Luiz traz, no dia 12, a atividade “Brincando de Criar Instrumentos”, guiada pelo músico Aécio Diniz. Nesse momento, ele propõe vivência em educação musical por meio de objetos reutilizáveis e presentes no cotidiano, como latas, tampas, tubos, garrafas e pedaços de madeira. A ideia é convidar o público a aprender sobre música brincando. A atividade ocorrerá a partir das 16h30min

Além disso, também haverá o espetáculo “Ch@furdo” com Dona Zefinha. Gravada inteiramente no palco principal do Cineteatro São Luiz, a peça mostra três irmãos que se reúnem para fazer uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo das cenas, são exibidas diversas formas de composição musical. O espetáculo tem as participações dos musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando e a transmissão será feita pelo site e pelo YouTube do Cineteatro São Luiz.

O que: Mostra Especial Mês das Crianças
Quando: sábado, 10, às 13h30min, com "Aladdin", e às 16h15min, com "Como Treinar o Seu Dragão 3"
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza - CE)

O que: “Brincando de Criar Instrumentos”, de Aécio Diniz
Quando: segunda, dia 12, a partir das 16h30min
Onde: no site do Cineteatro São Luiz  e em seu canal no YouTube

O que: “Ch@furdo - Dona Zefinha”
Quando: segunda, dia 12, a partir das 17 horas
Onde: no site do Cineteatro e em seu canal no YouTube

Beach Park

De sábado, 10, à segunda-feira, 12, as crianças hospedadas nos resorts da rede Beach Park terão a oportunidade de se envolver em atividades recreativas com a Turma do Parque e a equipe de lazer Beach Friends. Será possível jogar o game Just Dance e participar de desafios musicais, mímicas e conhecimentos sobre desenhos animados e personagens do universo infantil. Também haverá a apresentação da peça infantil “Reino Doce”. A programação será realizada seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.

Quando: de sábado, 10, à segunda, 12
Onde: Resorts da rede Beach Park
Mais informações: telefone (85) 4012-3000

Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

Realizado em outubro há nove anos, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) traz programação especial em celebração ao mês das crianças. Desta vez, o evento, que antes ocorria de forma presencial, foi adaptado e será feito virtualmente devido à pandemia da Covid-19. Com o tema “Livres para celebrar”, será promovida uma live no dia 12 para comemorar o aniversário de uma década do TIC. A transmissão acontecerá às 17 horas e serão feitas apresentações e aulas de confecção de brinquedos reciclados e de escultura de balão para crianças. Será possível acompanhar a live pelo canal da Invento Produções Culturais no YouTube.

Quando: lançamento na segunda-feira, 12, às 17 horas; evento acontece entre 16 de novembro e 6 de dezembro
Onde: no canal do Youtube da Invento Produções Culturais

Shopping Del Paseo

Neste domingo, 11, a partir das 17 horas, o Shopping Del Paseo irá transmitir o espetáculo virtual “O Fantástico Submarino Amarelo”, inspirado no grupo musical The Beatles. A apresentação, criada pelo Grupo Encantos, busca narrar como os integrantes da banda começaram suas carreiras musicais e como se encontraram. A partir disso, eles embarcam em uma fantasia em que precisam salvar uma ilha encantada e seus habitantes de um monstro chamado “Blue Man”.

A narrativa transforma os cantores em heróis que atravessam o oceano em um submarino amarelo até chegarem a um paraíso submerso. As músicas da banda recebem um formato infantil a partir de novos arranjos, e a aventura dos personagens é acompanhada por clássicos como “Hey Jude” e “Help”. A transmissão do espetáculo será feita pelo perfil do Shopping no Instagram.

Quando: domingo, 11, às 17 horas
Onde: perfil do Shopping Del Paseo no Instagram (@delpaseo)

Colaborou Miguel Araujo