Seminário discute filosofia e fim do mundo a partir de diversos olhares

Evento, com curadoria de pesquisadores da UFC e da UFMG, começa na próxima segunda, 18, com apresentações de trabalhos e mesas de debate

19:07 | Mai. 15, 2020

I Seminário de Filosofia do Fim do Mundo acontece de maneira virtual de 18 a 22 de maio. Na imagem, obra Black cloud (2013), de Fabian Bürgy (foto: Fabian Bürgy / divulgação)

A partir da próxima segunda, 18, começa o I Seminário Filosofia do Fim do Mundo. O evento segue até sexta, 22, com programação voltada a discutir diferentes questões relacionadas à pandemia a partir de olhares para a arte, ecologia, economia, gênero e política, entre outros. Composto por mesas de discussão e comunicações (apresentações orais), o seminário terá transmissão de cada atividade, respectivamente, pela página do Facebook do evento e pela plataforma Jitsi. As ações são gratuitas e abertas.

O evento é organizado por Lucas Dilacerda - mestrando em Filosofia e coordenador dos laboratórios de Arte Contemporânea (LAC) e de Estética e Filosofia da Arte (Lefa) da Universidade Federal do Ceará -, e Mateus Uchoa - mestre em Artes pela UFC e doutor em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Entre os temas a serem abordados nas comunicações e nas mesas, estão teoria queer, feminismos, pensamento indígena, crise ambiental, comunicação, capitalismo, contexto pós-pandemia e diversos outros. Serão 10 sessões de comunicações e cinco mesas ao longo da programação.

As comunicações acontecem pela manhã, das 9h às 12 horas, e à tarde, de 14h às 17 horas. Para acessá-las, é preciso entrar, por notebook ou computador no link: www.meet.jit.si/FilosofiaDoFimDoMundo. É possível acessar por celular, mas ele demanda instalação do aplicativo da Jitsi. Já as mesas de debates acontecerão no turno da noite, sempre das 19h às 21 horas, na página Filosofia on face. O conteúdo dos debates será, depois, disponibilizado no canal do Youtube do evento.