Escritora Djamila Ribeiro participa de evento online da Companhia das Letras

A escritora dos livros "Quem tem medo do feminismo negro?" e "Pequeno manual antirracista", Djamila Ribeiro, é a convidada para a live no Instagram da editora. O evento acontece hoje, 18 horas

15:34 | Mar. 27, 2020

A filosofa, Djamila Taís Ribeiro dos Santos. (foto: Divulgação)

Djamila Ribeiro é um dos conhecidos nomes do ativismo negro e feminista no Brasil. A escritora e filósofa estará em uma conversa com a Companhia das Letras, nesta sexta-feira, 27, às 18 horas. Por meio de uma live no Instagram da editora, falará sobre seus livros e sua luta acerca dos movimentos sociais.

A pesquisadora transmite, por meio de uma escrita acessível, a realidade das mulheres negras na sociedade. Em seu livro, “Quem tem medo do feminismo negro?”, conta sua trajetória durante a infância e adolescência. Nele, aborda o silenciamento e a invisibilidade que viveu por causa do preconceito. Além disso, narra sobre o reconhecimento de suas origens e o empoderamento.

Djamila tem outras obras, como “Pequeno manual antirracista”. Como o título propõe, reúne dez ensinamentos que todos devem saber sobre racismo, suas consequências e como combatê-lo. Negritude, violência racial e branquitude fazem parte dos temas apresentados.

Companhia virtual

Durante o período de contenção da disseminação do novo coronavírus, a Companhia das Letras está realizando lives durante a semana com diferentes autores. Lilia Schwarcz, Thaís Oyama e Raphael Montes foram alguns dos escritores que já estiveram no programa online.

Na segunda-feira, 30, Socorro Acioli também fará parte. A cearense tem diversos livros, como “A cabeça do santo” e “A bailarina fantasma”.

Acompanhe a programação no perfil do Instagram: @companhiadasletras.