Daniel Azulay, desenhista e artista plástico, morre após contrair coronavírus
Ex-apresentador da Turma do Lambe-Lambe tinha 72 anos e lutava ainda contra a leucemia
22:31 | Mar. 27, 2020
O desenhista, artista plástico e compositor brasileiro Daniel Azulay morreu aos 72 anos na noite desta sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela família do artista. Segundo parentes, Daniel estava em tratamento contra leucemia e acabou sendo infectado pelo novo coronavírus. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Clínica São Vicente.
Dentre as principais obras de sua carreira está a tira de jornal Capitão Cipó, publicada no jornal Correio da Manhã em 1975. Com a Turma do Lambe-Lambe, da Band, lançado em 1976, foi apresentador durante 10 anos consecutivos, tendo como foco programas de TV educativos para o público infantil.
Foi uma influência para gerações de desenhistas e artistas plásticos. No currículo, personagens como ita, Piparote, Ritinha, Damiana, Xicória, Gilda, Professor Pirajá, Tristinho e Bufunfa.
Uma das lembranças de ser criança no Brasil, ver Daniel Azulay desenhar em plano fechado com Pilot azul ou preto numa folha de papel. 1979? 1980? 1981? Grande abraço e descanse em paz. Pelo Corona.
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) March 28, 2020Daniel Azulay marcou a infância de toda uma geração e impactou várias outras. Agora, nos deixa graças ao COVID-19... Que tristeza absurda... pic.twitter.com/6phYOpxZ30
— Felipe Neto (@felipeneto) March 28, 2020