Com Billie Eilish e Lil Nas X, confira os vencedores do Grammy 2020

Edição de 2020 ocorreu em meio as polêmicas envolvendo a ex-presidente da Recording Academy, Daborah Dugan

10:23 | Jan. 27, 2020

A jovem de 18 anos é a Billie é a artista mais jovem a ganhar todas as categorias principais do Grammy. (foto: Frederic J. Brown/ AFP)

A 62º edição do Grammy Awards ocorreu neste domingo, 26, e premiou os principais artistas musicais do ano. Apresentado pela cantora Alicia Keys, a premiação teve performances como as de Lizzo, Demi Lovato, Lil Nas X e Billie Eilish. A jovem de 18 anos levou o "big four" na noite, ganhando todas as quatro categorias principais no qual estava indicada: Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Artista Revelação e Álbum do Ano.

Em seu discurso de agradecimento, Billie Eilish dedicou o gramfone dourado do Álbum do Ano aos fãs. "Sinto que eles não foram falados aqui o suficientemente, porque eles são a única razão pela qual estamos aqui. Então, muito obrigado", disse. O rapper Lil Nas X garantiu os prêmios de Melhor performance pop em dupla e Melhor videoclipe, ambas com a música viral "Old Town Road".

A edição deste ano ocorreu em meio a polêmicas envolvendo Deborah Dugan, ex-presidente da instituição responsável pela premiação, Recording Academy. Segundo ela, que esteve no cargo por cinco meses, sua demissão ocorreu após ter enviado um e-mail para o setor de recursos humanos da Academia no qual anexou um processo de 46 páginas com inúmeras acusações da "liderança historicamente dominada por homens" da Recording Academy.

Uma das partes do processo denuncia interesses e compras de votos em categorias da premiação. Segundo as acusações, as escolhas são feitas por representantes diretos dos artistas indicados.

Confira os vencedores das principais categorias da 62º edição do Grammy Awards:

Álbum do ano - "when we all fall asleep, where do we go", Billie Eilish

Gravação do Ano - "Bad Guy", Billie Eilish

Revelação do Ano - Billie Eilish

Melhor perfomance de rap/vocal - "Higher", DJ Khaled ft. Nipsey Hussle & John Legend

Música do ano - "Bad Guy", Billie Eilish

Melhor álbum rap - "Igor", Tyler, The Creator

Melhor performance de pop solo - "Truth Hurts", Lizzo

Melhor álbum pop - "When We all Fall Asleep, Where Do We Go", Billie Eilish

Melhor performance de duo/grupo pop - "Old Town Road", Lil Nas X ft. Billy Ray Cyrus

Melhor álbum de música alternativa - "Father of the bride", Vampire Weekend

Melhor clipe - "Old Town Road (Official Movie) - Lil Nas X ft. Billy Ray Cyrus