Inferninho é eleito o melhor longa-metragem cearense de 2019 pela Aceccine

Participantes da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) escolheram um filme para cinco categorias

14:27 | Jan. 10, 2020

A atriz Samya de Lavor será a homenageada da Mostra de Iguatu em 2021. Na foto, a artista em cena de Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes (foto: Divulgação)

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) elegeu os cinco melhores filmes de 2019, entre curtas, médias e longas-metragens. A escolha foi feita a partir da votação entre os 26 membros da associação. Para a seleção das produções, foram considerados os filmes lançados no circuito comercial no Ceará durante o ano de 2019.

Para a análise e decisão, foram consideradas cinco categorias: Melhor Longa-metragem Cearense; Melhor Longa-metragem Brasileiro; Melhor Longa-metragem Estrangeiro; Melhor Curta/Média-metragem Cearense; e Melhor Curta/Média-metragem Brasileiro.

De acordo com o jornalista Diego Benevides, presidente da associação, os escolhidos da premiação refletem um resultado democrático de um ano conturbado, embora rico, de produções cinematográficas. “É um prêmio simbólico, assim como acontece em outras entidades de críticos de cinema, que traz à superfície um recorte da produção de um período que foi tão farto para o cinema brasileiro, quanto dramático devido às ameaças federais de desmonte”, ressalta o presidente, que há quatro anos integra a associação.

Confira os resultados:

Melhor Longa-metragem Cearense:

“Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes

 

Melhor Longa-metragem Brasileiro:

“A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz

 

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:

“Parasita” (Coreia do Sul), de Bong Joon-ho

Melhor Curta/Média-metragem Cearense:

“Pop Ritual”, de Mozart Freire

Melhor Curta/Média-metragem Brasileiro:

“Marie” (PE), de Leo Tabosa