Confira detalhes sobre os ambientes e a programação da CasaCor Ceará 2019

A mostra CasaCor 2019 traz 29 ambientes e diversas programações durantes seus mais de 40 dias de atividades. Confira a programação e uma pequena descrição dos ambientes da 21ª edição!

09:51 | Set. 18, 2019

Brasil da Gente é projeto assinado por Joel Filho e Karine Maia e ressalta as raízes cearenses (foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

A 21ª edição da CasaCor Ceará foi inaugurada na última quinta-feira, 12, com 39 ambientes que misturam cores, formatos e texturas em experimentos arquitetônicos, paisagísticos e decorativos. A ideia é criar ambiente de experimentação, que permita aos profissionais envolvidos - nesta edição, 67 - a oportunidade de arriscar em novas tendências, além de garantir aos visitantes uma tarde aprazível para conhecer e admirar os novos nichos da arquitetura, design e paisagismo.

Além dos ambientes da casa, a mostra promove outras atividades durante seus dias de programação, entre oficinas de gastronomia, talk shows e lançamento de livro. Confira os ambientes e a programação da CasaCor Ceará 2019:

Atividades

Oficinas de Gastronomia

Às sextas e sábados dos dias da CasaCor Ceará a partir da próxima semana, o Senac oferece oficinas de gastronomia gratuitas para quem estiver no evento. O curso terá como foco a sustentabilidade e o combate ao desperdício por meio de técnicas de aproveitamento dos alimentos. A oficina ocorre no Espaço Gourmet do estabelecimento.

Quando: 20 e 21 de setembro e 4, 5, 18 e 19 de outubro, de 19h a 20h

Onde: Espaço Gourmet da CasaCor

Quanto: gratuito para quem estiver no evento

Programação:

20/9 - Farfalle com pesto, tomates assados e camarões – Instrutor: Matheus Vieira

21/9 - Torta cookie de banana

04/10 - Fettucine à primavera com cogumelos

05/10 - Éclair de jerimum com creme de coco

18/10 - Penne com legumes e filé suíno curado

19/10 - Brownie de batata doce com brigadeiro de castanha reduzido de lactose

Lançamento do livro “Cozinha: Do Fogo Aberto ao Século XXI”

A arquiteta Ana Virgínia Furlani lança nesta quinta-feira, 19, o livro “Cozinha: Do Fogo Aberto ao Século XXI”. O lançamento integra as atividades da Fecomércio na CasaCor 2019. O evento ocorre às 20 horas no Espaço Cozinha de Origem.

Quando: quinta-feira, 19/9, às 20h

Onde: Espaço Cozinha de Origem

GbforTALK

O GbforTALK é programa em formato de talkshow que pretende promover o debate para discutir assuntos relacionados à sustentabilidade. O evento ocorre no Projeto Cidade da Gente, espaço externo da CasaCor, e conta com a participação de personalidades envolvidas na área.

Quando: 14, 22 e 29 de setembro, e 4 e 11 de outubro, de

Onde: Projeto Cidade da Gente, na CasaCor Ceará

22/9 - “Urbanidade e Sustentabilidade: um resgate ao prazer de viver a cidade”, com Magda Maya, Liana Feingolds e Laura Rios

29/9 - “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, com Felipe Gradvohl, Rui Oliveira e Ramiro Mendes

4/10 - “As dimensões da moradia urbana”, com Águeda Muniz, Isabelly Egot e Lissa Motta

11/10 - “Sustentabilidade afetiva: indivíduo, arquitetura e o meio ambiente”, com Brenda Rolim, Ney Filho e Glaucia Maia

Ambientes da CasaCor 2019

Cozinha de Origem - Ana Virginia Furlani

Texturas, transparência e conforto. A “Cozinha de Origem”, da arquiteta Ana Virginia Furlani, tem o objetivo de transformar a cozinha em um novo conceito. Para além do local que envolve somente a comida, o ambiente pretende manter a sensação de conforto e boas lembranças, com mesas para várias pessoas e sofá para garantir o aconchego. A ideia é construída desde o começo, visto que o projeto surgiu das experiências que a arquiteta guardou na memória.

Studio do Viajante - André Monte

O designer de interiores André Monte partiu da ideia do “Planeta Casa” no espaço “Studio Viajante” para demonstrar a ideia da universalidade ao mesmo tempo em que cria seu próprio universo particular. Os aspirantes a aventureiros sentirão no ambiente o estímulo a colecionar histórias e viagens, seja em objetos decorativos - que podem ser expostos na estante do local - ou em lembranças que sempre voltam à memória.

Suíte XX - Anik Mourão

Espaçoso, moderno e ao mesmo tempo clássico. As cores que se remetem à natureza fazem da suíte XX, espaço assinado pela arquiteta Anik Mourão, aconchegante e acolhedor. Envolto na meia luz, o ambiente aposta em tons de terra e na arquitetura fluida, em que a madeira, o concreto

Suíte XX é assinado pela arquiteta Anik Mourão (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Terraço da Família - Cibele Parreiras

Sentar na rede ou à mesa, bater um papo ou fazer uma refeição. A experiência que envolve o ar livre traz experiências mais concretas e interessantes, principalmente quando a decoração e o jardim natural colaboram para o ambiente. O “Terraço da Família”, assinado pela arquiteta Cibele Parreiras, chama para uma café, boas histórias e um momento em família.

Espaço J. Macêdo 80 anos - Bravo! Arquitetura Inteligente

Um espaço modernista, dourado e azul, iluminado e chamativo. P Espaço J. Macêdo 80 anos, assinado por Lia Feitosa, Conceição Garcez, Garcez Filho e Melina Pinheiro, pretende carregar diversas representatividades, como o trigo - por meio do silo -, as ativações atuais da empresa e- por meio das projeções -, e a afetividade familiar - por meio da holografia.

Galeria Cris Cavalcante - Claryanne Aguiar

As cores, as fachadas de linhas retas e contínuas, o clima de contemplação O ambiente “Galeria Cris Cavalcante”, lúdico e criativo, é homenagem assinada pela arquiteta Claryanne Aguiar à artista cearense Cris Cavalcante, que inclui desde suas obras até seu processo criativo. O destaque que mais reluz entre o ambiente colorido é a cascata de pedras naturais com trabalho em 3D.

Galeria Cris Cavalcante é uma homenagem da arquiteta Claryanne Aguiar (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Escritório A Voz do Verso - Coletânea de Arquitetos

A arte e a música dão sensibilidade. O projeto assinado por duas mulheres, representação. As cores e elementos, uma nova estação. O Escritório “A Voz do Verso”, assinado pela Coletânea de Arquitetos, objetiva criar uma atmosfera criativa e interativa por entre referências da cantora Giovana Bezerra.

Brasil Original - Joel Filho e Karine Maia

Aberto e iluminado, o espaço “Brasil Original” usou o tema “minhas origens” para ressaltar as raízes cearenses. O bordado e a renda tomam espaço de forma criativa e interessante, oportunizando à CasaCor um lado mais regional e tradicional. Assinado por Joel Filho e Karine Maia, o ambiente é quase um labirinto, em que o piso e a iluminação ajudam a valorizar ainda mais o espaço.

"Brasil da Gente" é projeto assinado por Joel Filho e Karine Maia e ressalta as raízes cearenses (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Bilheteria e sala de segurança - Leonardo Freire

O espaço das boas vindas e do adeus não ficaram de fora da modernidade. O espaço intimista inspira desde o começo que o visitante está, na verdade, visitando um amigo. Inspirado no tema “Casa Viva”, a bilheteria e sala de segurança, assinada por Leonardo Freire, foca no verde e nos espaços abertos.

Jardim dos Lagos - Mercado das Flores

A homenagem ao artista plástico Burle Marx se torna evidente desde a entrada no “Jardim dos Lagos”. A ideia da conexão com a natureza, em que a decoração se torna natural e o natural se integra como decoração, faz do projeto do “Mercado das Flores” aconchegante e um ponto de encontro por entre o verde.

Sala de Cinema da Família - Luara Ciarlini e Pedro Paulo Rolim

Aliar a tecnologia ao conforto é a proposta da “Sala de Cinema da Família”, assinado por Luara Ciarlini e Pedro Paulo Rolim. Com lâmpadas e fitas de LED, equipamentos elétricos e revestimento acústico de garrafas pet reciclada, o espaço sustentável garante uma experiência fílmica dentro de casa em um evento inesquecível para a família. Mais do que uma noite em casa, o espaço é uma verdadeira sala de cinema, como o próprio nome já revela.

Lounge do Publisher - Roberto Pamplona Jr.

Para homenagear os dez anos de atuação do editor e jornalista Adriano Nogueira, o “Lounge do Publisher”, assinado por Roberto Pamplona Jr., pretende ser local para receber visitantes de forma intimista. Os tons em vermelho fazem alusão ao nome da revista em que o jornalista trabalha, a “Tapis Rouge”. A ideia é receber as pessoas com conforto e, claro, serviço de bar.

Casa Nômade - Ramiro Mendes

A “Casa Nômade” é para os que curtem a própria companhia. Prevista para ser um local tranquilo, para meditação, café e jazz, o ambiente de tons suaves assinado pelo designer Ramiro Mendes funciona como refúgio do mundo afora, em que as necessidades básicas podem ser supridas no mesmo local.

Loft Mature - Thiago Von Paumgartten e Tildchen Von Paumgartten

O espaço minimalista foi planejado para a independência, a dinâmica e a maturidade do gênero feminino. No “Loft Mature”, o artesanato se referência à criação da identidade pessoal, além de valorizar a regionalidade. Os elementos naturais e sólidos contam a própria história, desde as raízes até onde a mulher deseja chegar.

Oásis tropical -Thiago Borges

A piscina natural é o que mais chama atenção do “Oásis tropical”, seguido da iluminação criativa e aconchegante e do convite implícito a sentar-se. O local respira natureza e conta com um jardim desenvolvido com plantas tropicais para contemplação e refúgio verde em meio às construções da cidade.

O "Oásis Tropical" é projeto assinado pelo arquiteto Thiago Borges (Foto: Esdras Guimarães/Divulgação)

Sala da Família - Trê Arquitetura

A afetividade familiar é o que se destaca de forma simbólica na “Sala da Família”. Assinada pela Trê Arquitetura, o ambiente ressalta as memórias coletivas, o convite à intimidade e o descanso, ressaltado pelas cores neutras e os tons naturais, entre o verde e o caramelo.

Cozinha Dona Benta - Vinícius Ferreira

Inspirada na natureza e em elementos naturais, a “Cozinha Dona Benta” experimenta novos formatos, que entram em harmonia com a necessidade dos usuários e a inovação. Os tons terrosos ressaltam a identidade, e os elementos de matérias-primas cearenses evidenciam o regionalismo.

Relicário - Lavabo com Hall - Ticiana Sanford

Os tons escuros entram em harmonia com a proposta. A ideia do “Relicário - Lavabo com Hall” é retornar às origens com elementos e figuras que se remetem à vegetação tropical das serras de Guaramiranga e Meruoca com o azul do céu típico cearense. O projeto, da arquiteta Ticiana Sanford, é um exemplo do contemporâneo em harmonia com o sustentável.

Memórias - Sergei de Castro

O ambiente “Memórias”, de Sergei de Castro, reúne alguns elementos de todas as 21 edições que o decorador participou. Livros, objetos e estilos retornam um pedaço de todas as mostars da CasaCor Ceará, além de reforçar a identidade do profissional.

Sertão Grego - Ney Filho

O local onde opera o restaurante “Zoi” é uma criação que mistura elementos do mundo grego e do sertão cearense, criando um ambiente completamente novo. Na mistura entre fauna, flora, mitologia e arquitetura, os elementos geram indagações ao mesmo tempo em que incitam curiosidade.

Pavilhão criativo - Ceará feito a mão - Josafá Neto, Juliana Hissa e Zaíra Mendes

O “Pavilhão criativo - Ceará feito a mão”, assinado por Josafá Neto, Juliana Hissa e Zaíra Mendes, mistura design e artesanato em um ambiente afetivo que ganha destaque principalmente pela iluminação, que destaca o espaço, entre sua decoração e seus adornos expostos, como um cenário.

Café Urbano - Diego Studart

O projeto assinado pelo arquiteto Diego Studart convida aos clientes a se sentarem por entre quatro árvores, pedir um café no Le Pain Le Cafe e “gastar” um bom tempo com conversas, boas bebidas quentes e aproveitar a decoração, minimalista por fora e elaborada por dentro.

Café Urbano é um desenvolvimento do arquiteto Diego Studart (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Meu Lugar no Mundo - Carlos Otávio Arquitetura & Interiores

Feito como um refúgio, o loft “Meu Lugar do Mundo”, projeto de Carlos Otávio Arquitetura & Interiores, é inspirado para agradar a atender as necessidades de um casal contemporâneo. A ideia é utilizar o natural, como a pedra, a palha, a madeira e o metal, como um escape do urbano e vice e versa.

Sala de Visitas - Brenda Rolim

A luz e as cores naturais da “Sala de Visitas” comunicam valores nordestinos e convidam a uma experiência. O projeto da arquiteta Brenda Rolim recebe os visitantes ao mesmo tempo em que experimenta novos layouts e reaproveita móveis e matérias primas já usadas no ano anterior.

Suíte dos Gêmeos - Anellise Bluhm, Carol Timbó e Mirna Albuquerque

A Suíte dos Gêmeos é ambiente feito para as crianças, mas também para seus pais. O projeto de Anellise Bluhm, Carol Timbó e Mirna Albuquerque criam suíte confortável para pais que desejam permanecer o quarto dos filhos e que garante o desenvolvimento da criança com móveis de livre acesso, estantes baixas para brinquedos, canto de leitura, entre outros.

Suíte Hard Rock Hotel - Alexandre Matos

Pensada para um espaço silencioso e com livre circulação de ideias, a “Suíte Hard Rock Hotel”, projeto do arquiteto Alexandre Matos, é ambiente para o empreendimento, em que a paleta de cores terrosa e a proposta dos recursos audiovisuais inspiram o sucesso e a busca pelo crescimento profissional e individual.

Suíte da Filha - Amaury jr.

Fugindo do padrão e apostando na modernidade, a “Suíte da Filha” inspira um local silencioso, em que a filha - ou o filho - tem a possibilidade de desenvolver novos hobbies, sendo a leitura um dos principais objetivos. Os tons neutros e o jardim suspenso acolhem, ao mesmo tempo que refletem a modernidade.

Casa Ninkasi - Bar do Austin - Afonso Tomoda

Inspirado na deusa da bebida suméria, Ninkasi, o ambiente que abriga o “Bar do Austin” aposta em ambiente aberto e suspenso para dar acesso ao natural. A construção restaurou cadeiras carbonizadas de forma sustentável e apostou em uma iluminação intimista para enquadrar harmonia e uma boa cerveja.

Raízes - Adelina Feitosa e Manuela Cidrão

As “raízes” cearenses une arquitetura, paisagismo, sustentabilidade, conforto e poesia. A ideia é inspirar uma aldeia, por meio de estrutura metálica e espaços de conforto. Almofadas e redes pousam sob um espelho d’água e grandes árvores. O objetivo é inspirar a contemplação da natureza em um ambiente que mistura o natural e a construção humana.

Raízes é projeto das arquitetas Adelina Feitosa e Manuela Cidrão (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

 

Hall do Colecionador - Tatiana Mendes

O espaço resgata a arte, o físico e a memória. A ideia do “Hall do Colecionador” é oportunizar um ambiente de recordações, contemplação de obras de arte e coleções pessoais. O projeto, da arquiteta Tatiana Mendes, mistura cores, objetos e lembranças em um cômodo dedicado à emoção.

Casa Bauhaus, Espaço Deca - Rosalinda Pinheiro

Em comemoração ao centenário da escola vanguardista “Bauhaus”, a “Casa Bauhaus” homenageia o movimento que revolucionou o design mundial. A casa, de 52m², utiliza do vidro, das cores vibrantes, das linhas e de outro elementos para explicitar o modernismo no design e na arquitetura.

Casa Bauhaus, Espaço Deca homenageia o movimento "Bauhaus" e é assinado pela arquiteta Rosalinda Pinheiro (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Eclipse em Sobral - João Dias

Minimalista e geométrico, a “Casinha com Varanda - Lavabos Públicos” é espaço da CasaCor assinado pelo desginer João Dias, em que a ideia do lavabo soma-se à experiência da contemplação, integrando cabines de diferentes temas, um salão, um espaço para se maquiar e uma varanda externa, como ponto de encontro e descanso.

Estar Bem-estar - Joana Figueirêdo

O moderno e o rústico, a mistura de estilos, os tons sobre tons e a ousadia. O “Estar Bem Estar” é uma das salas que mais se destacam pela experimentação. O teto curvo, os tons de verde e a arte presentes destacam a sala, de forma a inspirar contemplação e emoções.

Cidade da Gente - Estar Urbano

O ambiente externo da CasaCor, estabelecido no espaço público, é uma forma de urbanizar um local que pouco é utilizado realmente pela população. A “Cidade da Gente” da edição de 2019 utiliza do geométrico para chamar a atenção e brinca com os formatos para criar intervenções criativas e convidativas ao pedestre.

O projeto Cidade da Gente é projeto do Estar Urbano (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Biblioteca Paraíso - Érico Monteiro

O nome “Biblioteca Paraíso” já indica o que o espaço pretende inspirar. Entretanto, esse trabalho é feito de forma rústico, partindo da referência de um açude particular chamado “Paraíso”. Assim, a biblioteca adquire um clima rural, em que a madeira é o principal, entrando em harmonia com a proposta do rústico, da decoração e da própria biblioteca como conceito.

Alpendre, Memória Interior - Elias Petruço e Felipe Costa

Azul como a noite, aberto como o céu, o “Alpendre - Memória Interior” é cômodo que pretende funcionar como máquina do tempo, apostando na madeira, no tijolo e no concreto para se conectar com o natural, e da simplicidade para retomar às origens pessoais.

Sala de Jantar - Cláudia Castelo Branco

A Sala de Jantar, assinada pela arquiteta Claudia Castelo Branco, ressalta a elegância da CasaCor por meio da decoração, das cores sóbrias, do tamanho do ambiente e dos materiais nobres. A ideia é ser um ambiente confortável e funcional por meio de um projeto minimalista.

Sala de Jantar inspira elegância em um modelo da arquiteta Cláudia Castelo Branco (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Canteiros - Arthur Bonavides

O espaço “Canteiros” tem o propósito de relacionar o homem e a natureza por meio da conexão. O projeto minimalista do arquiteto Arthur Bonavides transforma o espaço de contemplação do verde em algo simples e ao mesmo tempo sotisficado, em que espeçhos d’água estratégicos e esculturas compõem o local, de forma a ressaltar a espiritualidade, a harmonia e a paz que a natureza propõe.

Praça CASACOR - Campelo Costa, Joaquim Cartaxo e Romeu Duarte

A Praça CasaCor é o espaço principal dos eventos e ações da Mostra no Ceará, formando assim um espaço de integração, entretenimento e simplicidade, tendo a arte e os espaços vazios como seu grande destaque.

21ª edição da CasaCor Ceará

Quando: terça a domingo, de 12 de setembro a 22 de outubro

Onde: rua Visconde de Mauá, 950 - Aldeota

Quanto: R$ 25 (meia), R$ 50 (inteira) e R$ 150 (acesso diário)

Informações: (85) 3261 3533/(85) 3261 2615

Você também pode gostar: