Nova temporada do projeto "Os Cearenses" é lançada com homenagem a Evaldo Gouveia

Homenageado em noite de lançamento da nova temporada de "Os Cearenses", Evaldo Gouveia ganha docudrama com composições interpretadas por artistas cearenses

23:56 | Jul. 10, 2019

Liduína Lessa e Fausto Nilo em lançamento do DVD Os Cearenses, em homenagem ao cantor e compositor Evaldo Gouveia. (foto: JULIO CAESAR)

Com 12 composições interpretadas na voz de artistas cearenses, Evaldo Gouveia ganha homenagem em docudrama que condecora sua obra e carreira. Em noite especial para convidados, a nova temporada do projeto “Os Cearenses” teve lançamento realizado nesta quarta-feira, 10, durante evento no restaurante Cantinho do Frango. Produzido pela Fundação Demócrito Rocha com apoio do Governo do Ceará e da Assembleia Legislativa, os episódios de cerca de 25 minutos serão exibidos pela TV O POVO a partir desta quinta-feira, 11 de julho.

A solenidade iniciou com a apresentação de Cliff Villar, diretor corporativo do Grupo de Comunicação O POVO. Em gesto simbólico, ele entregou o primeiro DVD do projeto para Liduína Lessa, esposa do artista. Em seguida, o compositor Fausto Nilo também foi chamado ao palco, recebendo quadro em menção ao amigo e parceiro de obra, com quem escreveu Esquina do Brasil.

Em declaração ao O POVO Online, Fausto endossou a relação dos dois, que para além do profissional, permeia a vida pessoal de ambos. “É um grande amigo que eu fiz. É um artista e compositor da minha admiração. Desde criança conheço a obra toda e um dia esse homem me convida para fazer junto dele uma canção… e aí nossa amizade até hoje é isso”.

Passando recentemente por uma pneumonia, Evaldo não pôde comparecer ao evento. Devido a essa complicação, o médico do artista optou para que não fosse à solenidade. Em seu lugar, a esposa Liduína o representou na homenagem. “É um compositor, cantor, violonista e já fez vários tipos de canções. Ele tem 1.200 canções, dentre todos os gêneros. Foi muito importante essa nova roupagem, esses novos talentos cantarem Evaldo Gouveia. Ele tá muito feliz mesmo e gostaria muito de ter vindo”, declarou Liduína ao O POVO Online.

Roberta Fiúza, cantora e uma das intérpretes do DVD (Foto: JULIO CAESAR)

Com nomes em ascensão no cenário cearense, o projeto incentiva tanto a nova geração a conhecer o trabalho de Evaldo, como as mais antigas a descobrirem os novos talentos da terra. É o caso das bandas Renegados e De Blues Em Quando e dos cantores Nayra Costa, Lidia Maria, Pedro Frota, Camila Marieta, Bidu Noronha, Roberta Fiuza e Marcos Lessa, além dos intérpretes de Esquina do Brasil Ivonilo Praciano (jornalista do O POVO) e Nonato Luiz ,  que fazem parte do docudrama.

Roberta canta “Brigas”, e sempre teve as canções de Evaldo como parte da sua vida e também da trajetória artística. A relação com o repertório do artista é tanta que ela chegou a cantar uma abertura de carnaval no ano em que o artista foi homenageado. “Faz parte da minha história musical. Aprendi Brigas com meu pai tocando violão em casa e cantando. Eu tô muito feliz, muito honrada. Ele é um artista nosso, um compositor nosso, que apoia a nossa geração, sempre apoiou”.

A diversidade das canções do repertório de Evaldo e a importância de trazer essa releitura é algo que fica claro durante o projeto. Para o diretor Cliff, o ponto mais importante é criar o diálogo entre as gerações. “Eu acho que a gente criar essa ponte é o mais importante. A obra dele é uma obra universal, extremamente atual, com muita qualidade. É um dos grandes músicos e compositores que nós temos no Brasil, com uma diversidade incrível. Eu acho que trazer essa releitura da obra dele é muito importante”.