Podcast Vida&Arte debate sobre o papel da arte entre jovens da periferia

O primeiro episódio da nova temporada do Podcast Vida&Arte debate sobre o papel da arte entre os jovens da periferia a partir da série "Guerra Sem Fim"

18:00 | Jul. 31, 2021

Felipe Rima, poeta, músico, escritor, rapper, empreendedor social, palestrante e produtor cultural, é o convidado do Podcast Vida&Arte (foto: Nildo Gueto/Divulgação)

Qual a função da arte nas vidas de jovens que vivem nas periferias de Fortaleza? Esse é o questionamento norteador do primeiro episódio da quarta temporada do Podcast Vida&Arte. Conteúdo já está disponível nas plataformas digitais, como Spotify e Deezer.

Na conversa, os convidados são: Cinthia Medeiros, editora do Núcleo Audiovisual do O POVO, e Felipe Rima, rapper e produtor musical. A mediação fica sob responsabilidade de Bruna Forte, repórter do Vida&Arte.

O diálogo se baseia na série “Guerra Sem Fim”, do O POVO. A produção exclusiva da área de assinantes O POVO+ explora, no capítulo “Juventude Sobrevivente”, as histórias de pessoas que construíram caminhos a partir da arte e se distanciaram do contexto da violência.

Veja também | Guerra Sem Fim

Na obra audiovisual, ainda é possível conhecer as narrativas de Jardson “Remido”, poeta marginal do Grande Jangurussu, e Jô Costa, atriz e professora travesti do Bom Jardim, além do próprio Felipe Rima.

“A série ‘Guerra Sem Fim’ está na segunda temporada. A primeira, que foi lançada no ano passado, dava conta de uma situação de violência que Fortaleza vivia por conta do conflito das facções em relação às medidas que haviam sido tomadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social”, afirma Cinthia Medeiros no podcast.

Já a segunda parte revela os impactos que essa situação tem na vida das pessoas que se encontram neste contexto de vulnerabilidade social. Há, no total, três episódios: “Refugiados Urbanos”, “GDE, Como Nasce Uma Facção” e “Juventude Sobrevivente”.