BYD inaugura fábrica na Bahia e projeta produzir 600 mil carros por ano
A chinesa investiu R$ 5,5 bilhões para instalar o complexo industrial em planta fechada pela Ford em 2021
17:08 | Out. 09, 2025
A montadora BYD inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira, 9, a primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil. A unidade fica localizada no município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na Bahia. O empreendimento teve investimento de R$ 5,5 bilhões da empresa chinesa.
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O evento também reuniu o presidente global da BYD, Wang Chuanfu, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
A fábrica da BYD está instalada no Polo Petroquímico de Camaçari, em uma área que antes abrigava parte da antiga planta da Ford, desativada em 2021. O terreno foi adquirido pelo governo da Bahia em 2023, e, no ano seguinte, em março de 2024, começaram oficialmente as obras do novo complexo, após o lançamento da pedra fundamental em outubro de 2023.
A estrutura ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o que equivalente a 645 campos de futebol. A planta conta com três unidades industriais distintas: uma dedicada à fabricação de carros elétricos e híbridos, outra voltada para caminhões e chassis de ônibus, e uma terceira focada no processamento de matérias-primas para baterias automotivas.
O modelo escolhido para inaugurar a linha de produção foi o BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do País, com mais de 34 mil unidades comercializadas. A primeira unidade brasileira do modelo foi apresentada oficialmente em julho de 2025, durante cerimônia no próprio complexo.
Outros dois modelos híbridos também integram a fase inicial da produção: o BYD Song Pro e o BYD King. Segundo a BYD, embora a fábrica esteja sendo inaugurada oficial hoje, a produção já teve início e vários modelos já estão prontos para serem vendidos no Brasil.
Inicialmente, a montadora informou que a fábrica começaria a produção com uma capacidade anual de 150 mil veículos, com planos para dobrar esse número, chegando a 300 mil na segunda etapa do projeto. Porém, durante a inauguração, o presidente Lula divulgou que a empresa pretende dobrar a capacidade total, chegando a 600 mil veículos produzidos anualmente, quando a fábrica estiver em pleno funcionamento. O foco seria no mercado interno e na exportação para América Latina e África. A informação foi confirmada posteriormente pela BYD.
Operação
O intervalo entre o início da construção e a entrega experimental do primeiro carro foi de 15 meses, ritmo considerado acelerado para um projeto desta escala. A empresa informou que, durante esse período, investiu em treinamento e capacitação de mão de obra local, com foco em profissionais baianos.
Incentivos Fiscais
Segundo a BYD, a expectativa é que o projeto gere até 20 mil empregos diretos na fábrica, além de milhares de postos indiretos.
Como parte do acordo com o Estado da Bahia, a montadora chinesa contará com incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, conforme a legislação tributária estadual. Além disso, está prevista a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, voltado principalmente para tecnologias de motores híbridos flex.
Outro estímulo relevante veio do governo estadual com a aprovação de uma lei, em 2023, que isenta do IPVA os carros elétricos de até R$ 300 mil. Para veículos acima desse valor, será aplicada uma alíquota reduzida de 2,5%. A medida, que não se limita à BYD, busca incentivar toda a cadeia da mobilidade elétrica no estado.
(O jornalista viajou a convite da BYD para Camaçari, Bahia)