Revelado na Itália, Conceito Hyundai Pony Coupé é restaurado após 50 anos

Modelo recriado faz sua estreia no Lago de Como, quase cinco décadas depois de sua primeira aparição, no Salão de Turim de 1974

15:28 | Mai. 26, 2023

Por: Cristina Brito
O Pony Coupé foi revelado inicialmente no Salão do Automóvel de Turin de 1974. (foto: Divulgação)

Quase 50 anos após sua estreia original, o Conceito Pony Coupé, da Hyundai Motor Company, foi recriado e fez sua estreia mundial no Lago de Como, na Itália. O Pony Coupé foi revelado inicialmente no Salão do Automóvel de Turin de 1974.

A Hyundai Motor apresentou o Conceito Pony Coupé reconstruído no evento inaugural "Hyundai Reunion", uma plataforma de ativação da herança da marca que reflete sobre o passado da Hyundai Motor e sua direção futura.

Para o projeto de restauração do Conceito Pony Coupé, a Hyundai Motor Company trouxe o carro original, mostrado no Salão de Turim de 1974. 

A marca declara que o Pony Coupé foi um modelo inovador em sua época. Segundo a Hyundai, devido às condições econômicas globais adversas no final da década de 1970, o que poderia ter sido o primeiro carro esportivo da marca não conseguiu chegar à produção comercial e foi perdido para a história.  

Segundo a marca, o carro agora é considerado um clássico retro-futurista que serviu como inspiração de design para modelos mais recentes da Hyundai Motor, como o veículo em desenvolvimento e "laboratório em movimento" N Vision 74 híbrido-elétrico a hidrogênio e o carro-conceito '45' EV que influenciou diretamente o modelo totalmente elétrico IONIQ 5.

O exterior em forma de origami do Pony Coupé apresenta linhas geométricas fluidas, uma linha de teto, superfícies sem adornos, proporções dinâmicas e uma coluna B com formato considerado único.

Possui também tratamento de superfície gráfico com para-choques pintados na cor da carroceria. Sua dianteira em forma de cunha e faróis circulares o distinguiram em 1974. Sua coda tronca ('cauda cortada') tem uma escotilha fina que dá acesso à parte traseira do carro.

O interior minimalista possui o design monobloco e a arquitetura flutuante. Um volante de raio e bancos de linha fina com dois tons reforçam o que era na década de 1970 uma estética futurista. 

Como parte do projeto de herança global, a Hyundai Motor pretende expandir sua nova plataforma, a "Hyundai Reunion", para espalhar ainda mais sua visão e direção de marca.