Novo Volvo EX90 promete condução focada e segura

Modelo deve substituir o XC90

17:50 | Out. 25, 2022

Por: Redação O POVO
Para informações mais focadas em condução, como direções, velocidade atual e informações de alcance, há uma segunda tela menor logo atrás do volante (foto: Divulgação)

Os carros atuais estão carregados com novas capacidades, funções e tecnologias, no entanto a Volvo defende que as características tornem a condução mais fácil e segura, "em vez de criar mais distrações ou confusão".

A fim de que o veículo forneça informação clara e contextual, a montadora apresenta a possibilidade de fazer a transição dos modos de condução manual para assistido (e no futuro, condução autônoma) sem esforço e intuitivo. O mesmo vale para acessar recursos por meio da tela do carro.

O próximo SUV elétrico da montadora, o Novo Volvo EX90, apresenta uma tela central promete acesso rápido à navegação, mídia e telefone, bem como controles e outras ações comuns.

Dependendo se o condutor está estacionado ou dirigindo, ou em um telefonema, uma barra contextual diferenciada vai sugerir as ações que fazem mais sentido para a situação específica em que ele está. 

Para informações mais focadas em condução, como direções, velocidade atual e informações de alcance, há uma segunda tela menor logo atrás do volante. É também aqui que o carro contextualiza a mudança de um modo para outro, certificando-se de saber o que esperar do carro – e o que o carro espera do motorista. 

"É tudo sobre fornecer-lhe as informações certas na hora certa", conta Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars. "Queremos que sua experiência de condução seja focada, simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura reduzindo a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações".

Combinando o sentido exterior e interior do carro com o software desenvolvido internamente e o poder central de computação, é prometido um novo nível de compreensão do motorista e do mundo ao seu redor. A ambição é que o carro seja capaz de ler cada situação e fornecer-lhe uma porção de informações contextuais com base nessa percepção. 

O conjunto de sensores promete uma visão completa de 360 graus do entorno do carro, permitindo que o carro reaja às coisas que estão acontecendo ao seu redor proativamente, mesmo quando o modo Pilot Assist está inativo. 

Quando está em condução assistida, o carro continuará informando o que está vendo no momento, e em que informações ele está agindo. Além de fornecer suporte de direção e ajudar o condutor a manter um limite de velocidade consistente, assim como mudar de faixa.

O Volvo EX90 deverá estar pronto para a tecnologia de direção autônoma não supervisionada, o que significa que no futuro o carro pode ser capaz de dirigir para o usuário.