O POVO testou: Chevrolet Spin 2023 de sete lugares agrada mais pelo preço

Minivan mais em barata do País para até sete ocupantes deixa a desejar em conforto, tecnologia e beleza na comparação com a categoria, mas é uma alternativa interessante e com aspectos positivos

17:52 | Out. 20, 2022

Por: Fernando Graziani
Ainda que o valor da Chevrolet Spin seja extremamente competitivo para um carro de sete lugares, é uma falha importante no sistema de segurança a não opção de seis airbags (foto: FÁBIO LIMA)

Já são dez anos de mercado e a Spin segue firme nas ruas do Brasil - foi o 34º carro mais vendido do País no primeiro semestre de 2022. As duas versões principais 2023 já foram lançadas pela Chevrolet e O POVO testou a Premier Activ 7 por uma semana, justamente a unidade top de linha que oferece uma terceira fileira de bancos fixados em trilhos, permitindo, no total, até sete ocupantes.

De cara, é justo salientar que não existe no Brasil uma minivan zero quilometro com sete lugares por um valor tão baixo na comparação com as outras opções. A Spin testada sai por aproximadamente R$ 130 mil, enquanto Chery Tiggo 8, a segunda mais em conta, já passa dos R$ 200 mil, assim como Mitsubishi Outlander e Jeep Commander Limited, sem contar algumas outras alternativas que chegam a R$ 400 mil, como a Toyota SW4 SRX.

Diante de tal cenário financeiro, é evidente que passamos a avaliar um carro que fica longe do conforto, beleza, potência e tecnologia das outras opções, mas que ainda assim tem seus pontos positivos para além do quanto a pessoa terá que desembolsar, como o porta-malas de 710 litros, o espaço interno, câmbio automático de seis velocidades e a leveza da direção elétrica.

Em relação ao motor, não há opção turbo como em muitos carros da linha Chevrolet, então a Spin possui o conhecido 1.8 SPE/4 ECO de 4 cilindros e com 111 cavalos de potência. Não chama atenção pela força como seria um turbo, mas também não decepciona completamente, tendo em vista que não é um carro de corrida e, sim, um veículo familiar. O consumo de combustível, entretanto, deixou a desejar no teste. Com Etanol, na cidade de Fortaleza, sem estrada, foram 6 km por litro. Na ficha técnica, com gasolina, a promessa é algo em torno de 9,8 km.

Chama a atenção também positivamente o assistente de partida em aclive, útil em saídas de semáforos e manobras em rampas ou ruas íngrimes, facilitando para o motorista que, quando parado, consiga tirar o pé direito do freio e levá-lo até o acelerador, evitando que o veículo tenha deslocamento.

Do ponto de vista do design, por mais que a montadora tenha modernizado alguns elementos, como os faróis dianteiros, bancos e acabamentos, estamos diante de um veículo visualmente antiquado e que internamente segue com amplo domínio do plástico. Paradoxalmente, a tecnologia de comunicação foi bem pensada, com uma eficiente central multimídia Chevrolet MyLink. No sistema, há integração com Apple CarPlay e Android. A tela é touchscreen de 7 polegadas e efetivamente mostra alta precisão.


Chevrolet destaca segurança da Spin

Por ser um carro muito procurado por famílias numerosas e com crianças, a Spin tem um bom pacote de segurança, começando pelo fundamental controle de estabilidade e tração. Luzes indicadoras de direção laterais, câmera de ré, farol de neblina, acendimento automático dos faróis por meio de sensor crepuscular, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e Luz de posição LED também estão presentes, assim como travas de segurança nas portas traseiras e os sistemas de fixação ISOFIX e Top Tether (ponto adicional para fixação de cadeirinha infantil).

É relevante lamentar bastante, entretanto, a presença apenas do airbag duplo frontal, deixando os outros passageiros sem essa proteção. Ainda que o valor da Spin seja extremamente competitivo para um carro de sete lugares, é uma falha importante no sistema de segurança a não opção de seis airbags.

Em relação aos freios, são ABS e BD, que oferecem auxílio na frenagem e condução do veículo, conseguindo evitar o travamento das rodas, enquanto o EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem) distribui a frenagem de maneira inteligente, permitindo um controle mais seguro ao dirigir. A garantia é de três anos.

 

Valores do Spin 2023

Spin 1.8LS AT > A PARTIR DE R$ 105.900 

Esta versão de 5 lugares oferece direção elétrica progressiva, câmbio automático de 6 velocidades, airbag duplo, rodas de aço 15” e porta-malas com capacidade de até 710l.

Spin 1.8 LTZ AT > A PARTIR DE R$ 114.490 

Nesta versão de 5 lugares, você conta com rodas de alumínio de 16”, porta-malas com capacidade de até 710l, além de luz de posição em LED, faróis de neblina, computador de bordo e câmera de ré.

Spin 1.8L Premier AT > A PARTIR DE R$ 128.050 

Na versão mais completa de 7 lugares, você tem direção elétrica com regulagem de altura, bancos com revestimento premium, MyLink com tela de 7" e espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto.

 

FICHA TÉCNICA:

Chevrolet Spin 2023 Premier
Motor 1.8 Eco Flex de quatro cilindros
Potência: 111 cv (E) e 106 cv (G) a 5.200 rpm / Torque: 17,7 kgf.m (E) e 16,8 kgf.m (G) a 2.600 rpm.
Transmissão automática de seis velocidades
Suspensão Dianteira: Independente, McPherson e mola helicoidal / Traseira: Eixo de torção e mola helicoidal
Consumo Cidade (km/l): 6,9 (E) e 9,8 (G) / Estrada (km/l): 8,6 (E) e 12,3 (G)
Rodas de alumínio aro 16" - Pneus 205/60
Freios Dianteiro: Disco ventilado / Traseiro: Tambor
Peso 1.265 kg
Comprimento: 4.360 mm / Largura: 1.735 mm / Altura: 1.684 mm / Entre-eixos: 2.620 mm
Porta-malas com 7 assentos: 162 L - Com 5 assentos: 553 L / Tanque: 53 L

Veja fotos do Spin 2023