Startups de impacto ambiental tendem a ganhar holofotes?
A tragédia no Rio Grande do Sul, e as muitas outras causadas pelo descaso com o o meio ambiente, jogam luz sobre negócios socioambientais.
10:56 | Mai. 09, 2024
A tragédia no Rio Grande do Sul e a percepção de que esses desafios serão mais graves e mais constantes joga luz no papel das startups de impacto ambiental. Algumas dessas empresas estão na vanguarda da inovação sustentável, criando soluções criativas para problemas como mudanças climáticas, poluição e esgotamento de recursos naturais.
Segundo uma pesquisa da Sling Hub, plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups latino-americano, atualmente, o Brasil conta com cerca de 20 mil startups. Destas, de acordo com a Pipe.Social, 1.011 são negócios de impacto socioambiental.
Para Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, plataforma de investimento em startups, os negócios socioambientais podem ter cada vez mais visibilidade. “Isso porque, uma das principais estratégias para aumentar a evidência desse tipo de startup é comunicar claramente seu propósito e missão ambiental. Vai além de simplesmente oferecer um produto ou serviço sustentável, trata-se de contar como a empresa está contribuindo para um mundo melhor”, afirma.
Para Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, essas startups, em busca de visibilidade, precisam atentar para os seguinte pontos:
Impacto mensurável - É fundamental que as startups de impacto ambiental apresentem métricas e dados concretos que mostrem o progresso e os resultados alcançados em termos de sustentabilidade, como relatórios transparentes sobre redução de emissões de carbono, economia de recursos naturais e melhorias na qualidade ambiental não apenas validam o trabalho da startup, mas também ajudam a construir confiança e credibilidade junto ao público.
Colaborar com parceiros estratégicos - Parcerias estratégicas com organizações ambientais, empresas comprometidas com a sustentabilidade e governos podem ampliar a visibilidade das startups de impacto ambiental. Essas alianças também podem fornecer acesso a recursos, expertise e oportunidades de escala.
Participar de eventos - Participar de eventos, conferências e competições focadas em sustentabilidade e impacto ambiental pode ajudar as startups a ganhar reconhecimento e visibilidade dentro da comunidade de negócios e investidores.
Engajar a comunidade - Envolver a comunidade local e global é fundamental. Isso pode ser feito por meio de programas de conscientização, parcerias com ONGs locais e iniciativas de responsabilidade social corporativa.
Investir em inovação - A inovação contínua é essencial para o sucesso das startups de impacto ambiental. Elas devem buscar constantemente novas tecnologias, modelos de negócios sustentáveis e formas criativas de abordar desafios ambientais.