FBI alerta EUA sobre malware descoberto no Ceará

O FBI (Federal Bureau of Investigations) emitiu alerta a respeito de malware identificado em 2016 pelo Morphus Labs.

08:42 | Abr. 22, 2021

A Lei Carolina Dieckmann completa nove anos no Código Penal Brasileiro (foto: JÚLIO CAESAR)

O FBI (Federal Bureau of Investigations) dos EUA emitiu recentemente uma notificação nos EUA alertando sobre ataques realizados por meio do ransomware Mamba - malware identificado em 2016 pelo Morphus Labs por ocasião do ataque ao sistema de metrô de San Francisco.

O alerta afirma que o ransomware “foi implantado contra governos locais, agências de transporte público, serviços jurídicos, serviços de tecnologia, empresas industriais, comerciais, de manufatura e de construção”.

No final de 2016, por dois dias, todos os usuários acessaram parte do sistema de transporte público sem pagar nada, o que causou enorme perda financeira para a San Francisco Municipal Transportation Agency.

O CEO da Morphus, Rawlison Brito, alerta para o desafio constante que tem sido a profusão de novas técnicas de ataques cibenérticos potencializados pela vida cada vez mais digital sem a devida maturidade dos protocolos de segurança.

Já Renato Marinho, pesquisador chefe do Morphus Labs, e que foi o primeiro a registrar o método além de ter nomeado o Mamba, declarou que “a comunidade internacional tem um grande desafio que é aprender a lidar com essa nova realidade, cada vez mais comum, que são os ataques”.