Rússia adia missão lunar por dificuldades de pouso da sonda Luna-25

Inicialmente programada para acontecer em outubro e depois adiada para 2022, esta missão será o primeiro lançamento de uma sonda lunar, por parte de Moscou, desde os anos 1970.

12:03 | Ago. 24, 2021

Uma lua cheia aparece sobre o Sobornaya, a Mesquita da Catedral de Moscou em Moscou, em 22 de agosto de 2021 (foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)

A Rússia anunciou nesta terça-feira (24) que adiou o lançamento de sua sonda Luna-25 por causa de um problema com o sistema de descida.

 

Inicialmente programada para acontecer em outubro e depois adiada para 2022, esta missão será o primeiro lançamento de uma sonda lunar, por parte de Moscou, desde os anos 1970.

 

É um golpe muito duro para as ambições da Rússia no páreo na nova corrida à Lua. A Agência Espacial americana (Nasa) planeja enviar astronautas para o satélite terrestre em 2024.

 

Alexander Shirkhakov, diretor da NPO Lavochkin, empresa que desenvolve a sonda Luna-25, explicou nesta terça-feira que o adiamento se deve a "certos problemas detectados durante os testes". Ele mencionou, especificamente, a necessidade de "desenvolver um sistema de aterrissagem lunar com segurança absoluta".

 

Na sexta-feira passada, a agência espacial russa (Roscosmos) já havia antecipado que o lançamento da Luna-25 seria, "a priori", adiado para maio de 2022.

 

A agência mencionou "a necessidade de verificar melhor (...) o funcionamento dos diferentes instrumentos".

 

O projeto Luna-25 é o primeiro passo de uma série de missões russas, que têm como objetivo instalar uma eventual base em órbita, ou mesmo sobre a superfície lunar, construída em conjunto com a China.

 

A indústria espacial russa passou por muitas dificuldades nos últimos anos, entre lançamentos fracassados e escândalos de corrupção, embora também tenha anunciado projetos ambiciosos. Entre eles, está a construção de uma estação espacial que substitua a ISS (na sigla em inglês).