Com possibilidade de funções pagas no Twitter, internautas "migram" para o Orkut; entenda a brincadeira

Rede social famosa com os brasileiros entre 2004 e 2014, o Orkut ficou entre os assuntos mais comentados de hoje, 4. Mas calma, o Orkut não voltou oficialmente e foi apenas uma nostalgia compartilhada entre os usuários do Twitter

12:37 | Ago. 04, 2020

Além de algumas funções, o novo Orkut também traz o mesmo design da rede social do Google, famosa no Brasil entre os anos de 2004 a 2014 (foto: Reprodução/Orkut.br.com)

Comunidades, sorte do dia, depoimentos... todas essas ferramentas estavam disponíveis no Orkut, rede social sucesso entre os brasileiros nos anos de 2004 a 2014. A possibilidade de funções pagas no Twitter acendeu um alerta nos internautas nesta terça-feira, 4, que já procuram migrar para outras redes sociais - o que inclui o Orkut.

Mas calma, infelizmente - ou não - não é mais possível que seus amigos o avaliem entre confiável, legal e sexy. Desativado há seis anos, o Orkut não voltou e é tudo uma brincadeira com uma réplica da página feita pelo desenvolvedor Murilo Fagá.

O brasileiro criou a paródia em 2017 e, desde então, o assunto volta a tona como aconteceu há pouco tempo. A possibilidade de "migrar" para o Orkut ficou entre os assuntos mais comentados de hoje após uma revelação do consultor de social media Matt Navarra.

No Twitter, ele informou que o site está realizando uma enquete com "usuários selecionados" para descobrir quais funções eles gostariam de ter em uma conta paga. Caso o usuário tope por financiar sua conta, será possível publicar mensagens e vídeos mais longos, além de editar tweets depois de publicados - no entanto, nada ainda foi confirmado pela empresa, que promete que seguirá com as contas gratuitas.

Here’s a list of features Twitter may be considering for its paid / subscription service

Which would you be willing to pay for? pic.twitter.com/w8vYumrpx3

— Matt Navarra (@MattNavarra) July 31, 2020

Mesmo assim, a possibilidade deixou alguns internautas assustados que já procuraram outras redes para manter perfis gratuitos, como o Tumblr e... o Orkut.

eu correndo pro orkut depois de saber essa palhaçada do twitter premium pic.twitter.com/X7ouK9DUTG

— cesto sem tido (@damiaumn) August 4, 2020

depois do twitter premium ou eu viro clandestino ou vou ter que migrar pro orkut ou tumblr pic.twitter.com/YoDFCMPHIb

— Jonathan Willian (@Jonathanwsg) August 4, 2020

Como funciona?

Ao ser acessado pelo link, o próprio site informa que não tem vínculo com o Google. "Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014", traz a página. "Você não vai ter acesso à sua antiga conta do orkut.com. Mas pode criar uma conta nova e adicionar seus amigos, enviar recados, depoimentos, participar das comunidades e muito mais", informa.

Ao criar a conta, é possível ter acesso a quase todas as mesmas ferramentas da antiga rede. Depoimentos, sorte do dia, recados e as famosas comunidades estão presentes - e também inclui algumas famosas na época ativa da estrutura como a "Eu Odeio Acordar Cedo". O grupo tinha mais de seis milhões de participantes.

Também é possível pesquisar amigos, adicioná-los e deixar um recadinho como o antigo site. Até os aplicativos estão de volta, como o jogo "Colheita Feliz". No entanto, a parte ainda não oferece recursos clicáveis e, assim, não é possível interagir com o game - pelo menos por enquanto.

A réplica do Orkut pode ser acessada por esse site e os perfis da "nova" rede estão disponíveis no Facebook e no Instagram. Lá são divulgadas novas atualizações da rede social que segue em desenvolvimento. Quem sabe, em um futuro próximo, não será possível dizer que voltamos aos depoimentos e joguinhos do antigo site?

Confira o "novo" Orkut