Nasa fotografa "dragão chinês" em Marte

Foto foi capturada pelo HiRISE, uma das câmeras mais poderosas do planeta

08:41 | Abr. 15, 2020

Fundo do cânion Melas Chasma se parece com um dragão chinês (foto: HiRISE/Nasa)

A equipe responsável pela câmera HiRISE, uma das mais precisas da Nasa, publicou no último sábado, 11, mais uma foto da superfície marciana. A curiosidade está no formato da foto: os elementos se unem e registraram o que pareceu ser um "dragão chinês".

A foto foi capturada de uma altitude de 258 km do cânion marciano Melas Chasma, em 4 de julho de 2007. A foto só foi compartilhada agora supostamente devido a riqueza de precisão necessária do equipamento para a captura da foto.

Ao longo do cânion, há um depósito de blocos mais escuros e camadas de alguns metros de espessura em blocos de tons claros. A maioria deles varia de tamanho, entre 100 e 500 metros de diâmetro.

O HiRISE é uma das câmeras mais poderosas já enviadas para outro planeta e é um dos seis instrumentos a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, sonda americana que tem a finalidade de procurar evidências de passados remotos em marte.

Diariamente, o perfil da câmera no Twitter tem recorrentes atualizações de fotos do equipamento.

HiPOD 11 Apr 2020: Year of the Dragon

We rotated this image of light-toned blocky material in southwestern Melas Chasma because from this perspective, it resembles a fabled Chinese dragon.

NASA/JPL/UArizonahttps://t.co/6wGlHKmrN5 #Mars #science pic.twitter.com/bPF9Kk1Uxb

— HiRISE: Beautiful Mars (NASA) (@HiRISE) April 11, 2020