WhatsApp passa a usar novos recursos, como modo escuro e criptografia de backups

Ferramentas alteram design e segurança do aplicativo. Algumas já estão disponíveis

21:39 | Mar. 03, 2020

Recurso "dark mode" já está disponível para Android e iOS. (foto: WhatsApp Blog)

Novos recursos do WhatsApp estão sendo disponibilizados gradualmente para os usuários do aplicativo a partir desta terça-feira, 3. O modo escuro, por exemplo, já pode ser aplicado nos celulares com Android 9 ou posterior ou o iOS 13. Na versão beta, a empresa vem trabalhando na funcionalidade da criptografia dos backups enviados ao Google Drive, importante para a segurança dos dados das conversas.

LEIA MAIS: Mais de 198 mil brasileiros tiveram WhatsApp clonado; veja como se proteger de golpes

A empresa desenvolveu o modo escuro baseado em pesquisas que comprovaram a utilidade do recurso. A ferramenta reduz o cansaço visual em ambientes com pouca luminosidade e já é utilizada em outros aplicativos, como o Instagram.

Para ativar o recurso, o usuário deve atualizar o WhatsApp e ir em configurações > conversas > tema. O 'dark mode' está em processo de liberação gradual e, por esse motivo, pode ser que alguns usuários não tenham acesso imediato. A liberação completa deve ocorrer nos próximos dias.

A segurança do aplicativo também deve ter reforços a partir das próximas atualizações. A atualização 2.20.66, disponível para usuários cadastrados no programa de testes do aplicativo, conta com a novidade de proteção dos dados por meio da criptografia.

Atualmente, os backups são armazenados no Google Drive e não tem proteção pelo método, considerado um dos mais seguros até então. A função decodifica as mensagens e mídias das conversas, transformando-o em algoritmos que apenas o destinatário pode ler. Com o recurso ativado, será possível proteger os dados do backup com uma senha, provavelmente a mesma utilizada no aplicativo. A expectativa é que as novidades sejam adicionadas em breve.

O WhatsApp disponibiliza a versão para testes para os usuários em um link. No entanto, o programa de testes do app atingiu o máximo de participantes e não está aberto para mais interessados no momento.