Primeiro voo de drone do Facebook é concluído com sucesso
Objetivo de projeto é levar internet para 10% da população mundial em áreas remotas
O primeiro voo de testes feito por um drone na Inglaterra, com o objetivo de distribuir sinais de internet para áreas remotras, foi concluído pelo Facebook. O anúncio foi feito pela rede social de Mark Zuckerberg nesta quinta-feira, 26.
A ação piloto busca levar conectividade para 10% da população mundial que vive sem infraestrutura de internet. Mark relatou que o teste foi bem sucedido, embora o design da nave não esteja concluído.
O protótipo ganhou o codinome Aquila, em alusão a uma águia da mitologia grega que carregava raios de Júpiter. "Aeronaves como estas irão ajudar a conectar o mundo inteiro", declarou Mark.
Tamanho do drone
De acordo com a empresa fabricante dos drones, o avião será enorme, maior que um Boeing 737. Em contrapartida, pesará menos que um carro. Isso tornará a permanência no céu por mais tempo, correspondente a meses.
O Boeing 737 tem cerca de 35,8 metros de uma ponta de asa a outra. Mark diz que o equipamento será abastecido por energia solar, voando a altitudes de 18 quilômetros do solo terrestre.
[FOTO2]
Intervenções de oposição
O projeto do Facebook, como parte da Internet.org, surgiu em 2014, com hipóteses de que a rede social compraria a fabricante de drones Titan Aerospace. Contudo, o Google entrou na frente e fechou a aquisição antes, o que não impediu que Mark continuasse investindo na ideia.
Redação O POVO Online