PUBLICIDADE
Notícias

Aplicativo permite analisar personalidade de usuários do Facebook

A pesquisa foi realizada com 86.220 voluntários no Facebook que participaram de um teste de personalidade de 100 perguntas usado em um programa chamado "myPersonality" (minha Personalidade)

15:03 | 15/01/2015
NULL
NULL

Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Cambridge e Stanford apresenta que um programa de computador pode analisar as "curtidas" no Facebook podendo julgar a personalidade de um usuário melhor do que seus amigos ou sua própria família. A pesquisa foi divulgada pela revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS".

Segundo os autores da pesquisa, os computadores podem ser "juizes" do tipo de personalidade que cada usuário tem.

"No futuro, os computadores poderão ser capazes de inferir nossos traços psicológicos e de reagir em consequência, levando ao surgimento de máquinas com habilidades sociais e inteligência emocional", disse o principal autor do estudo, Wu Youyou, do Centro de Psicometria de Cambridge.

[SAIBAMAIS1]
A pesquisa foi realizada com 86.220 voluntários no Facebook, que participaram de um teste de personalidade de 100 perguntas usado em um programa chamado "myPersonality" (minha Personalidade). Além disso, foi permitido aos pesquisadores o acesso a seus ''likes'' no Facebook.

No teste, os usuários se definiram nos cinco termos de maiores traços psicológicos como abertura, extroversão, agradabilidade, grau de neurose e escrúpulos.

Os autores descobriram ainda que o perfil psicológico de uma pessoa também pode ser descoberto por meio das páginas que ele curte, ou seja, "curti" opções como "Salvador Dalí" ou "meditação" pode sugerir um alto nível de abertura, explicaram.

Além disso, o "myPersonality" permite que os usuários convidem amigos e família para julgar caracteríticas psicológicas por meio de um teste de personalidade de dez pontos.

O estudo demonstrou também que um computador pode prever a personalidade de um usuário melhor que um colega de trabalho, baseado apenas em dez "Likes". Em média, um usuário do Facebook marca "Curti" em 227 páginas, disse o estudo.

 

Redação O POVO Online

TAGS