Nova tecnologia cria 'gêmeo digital' do olho para cirurgia refrativa de alta precisão
Alagoas é o primeiro estado do país a utilizar a plataforma, que cria um 'avatar 3D' do olho do paciente para simular a cirurgia antes que ela aconteça
16:28 | Out. 30, 2025
A WaveLight® Plus, nova tecnologia com foco em correção visual que considera o sistema óptico único de cada paciente, é lançada no Brasil, com as primeiras cirurgias realizadas em Maceió, em Alagoas.
Criada pela Alcon, líder global em cuidados com a visão, a WaveLight® Plus é o primeiro tratamento com esse foco, utilizando tecnologia de ponta para criar um avatar digital 3D do olho do paciente e oferecer um plano de tratamento personalizado.
Leia mais
“Poder aplicar essa tecnologia pioneira na prática clínica é uma experiência transformadora. Com o WaveLight® Plus, é possível oferecer um tratamento personalizado, com alta probabilidade de alcançar resultados visuais superiores a 20/20, que equivale a 100% de visão”, afirma o oftalmologista Dr. Isaac Ramos, especialista em cirurgias refrativas e de catarata.
A cirurgia refrativa é o tratamento dos erros refrativos, ou seja, do grau. É uma cirurgia a laser diretamente na córnea para reparar imperfeições, o que, quando personalizado, aumenta a probabilidade de resultados melhores. Os critérios do pré-operatório são os mesmos: saber se aquele olho pode ou não aplicar laser.
“A cirurgia refrativa surgiu na década de 80 para tratar grau (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Com o tempo, percebeu-se que existem outras imperfeições internas. É isso que essa tecnologia agrega. O equipamento agora consegue medir e o laser consegue tratar essas aberrações que antes eram desconhecidas. Com isso, mais pacientes vão atingir o objetivo de ficar sem óculos”, destaca o oftalmologista.
Para Fábio Almeida, head da área de negócios cirúrgica e country manager da Alcon Brasil, 153 milhões de pessoas no mundo são afetadas por erros refrativos. “Temos 153 milhões de pessoas no mundo afetadas. Nosso foco é melhorar a vida das pessoas. Mais de 360 milhões de pessoas já procuraram correção refrativa. E até 2025, serão 580 milhões. Estamos falando de 60% de crescimento em 5 anos, é uma tendência global”, comenta.
WaveLight Plus: como funciona a nova tecnologia?
Na WaveLight Plus é usado o equipamento SiteMap, que recria o olho do paciente mediante três exames para simular o tratamento no olho digital. Depois que ele entende qual é o melhor tratamento, ele parte para o olho real.
A tecnologia é um treinamento totalmente adaptável que considera a geometria ocular e o sistema óptico único de cada paciente. Já no dispositivo SiteMap, são coletadas várias medidas (frente de onda, biometria e tomografia) para criar um modelo ocular 3D.
Esse modelo é adaptado para criar um perfil de ablação personalizado. Depois, o perfil é enviado para o EX500 Excimer Laser para um procedimento personalizado.
“Na saúde, os médicos buscam entender os hábitos dos pacientes para oferecer o melhor desfecho. O paciente tem sua necessidade individual. O que estamos fazendo é trazer para a oftalmologia esse conceito de individualização”, explica Henrique Couto, gerente de marketing cirúrgico para a América Latina.