Síndrome nefrótica tem cura? Saiba o que é, quais os sintomas e mais
Filha do cantor Junior Lima foi diagnosticada com a condição; entenda o que a síndrome nefrótica
21:57 | Jul. 23, 2025
Nessa terça-feira, 22, o cantor Junior Lima e a esposa Mônica Benini utilizaram as redes sociais para divulgar sobre o diagnóstico de sua filha Lara, de 3 anos de idade. A menina tem uma síndrome rara, conhecida como síndrome nefrótica e afeta os rins.
No vídeo publicado no Instagram, o casal comentou sobre os sintomas da filha e acalmou os fãs ao dizer que Lara reagiu bem ao tratamento. Junior também alertou sobre as mudanças que precisarão fazer para proteger a filha, já que a condição a deixa com baixa imunidade.
"Não estranhem, porque provavelmente vocês vão acabar vendo a gente por aí com máscara em lugar onde tem muita gente, porque a gente realmente não pode trazer nenhuma virose para casa", afirmou o cantor.
Entenda qual é o tratamento da síndrome nefrótica e os sintomas da doença.
O que é a síndrome nefrótica?
A síndrome nefrótica é um distúrbio renal que faz o corpo eliminar muita proteína na urina. É causada quando ocorrem danos nos glomérulos - pequenos vasos sanguíneos dos rins - , responsáveis pela filtragem de resíduos e excesso de água do sangue.
Os glomérulos são responsáveis por filtrar o sangue quando ele passa pelos rins, separando os nutrientes necessários e desnecessários para o corpo. Também impedem que a proteína do sangue vaze para a urina, o que não ocorre caso os glomérulos estejam danificados.
A síndrome nefrótica não é muito comum em crianças. Menos de 5 em cada 100.000 crianças em todo o mundo desenvolvem síndrome nefrótica a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e doenças digestivas e renais dos Estados Unidos.
Leia mais: Insuficiência renal: conheça as causas, os sintomas e os tratamentos
Síndrome nefrótica: quais são os sintomas?
Os sintomas iniciais da síndrome nefrótica incluem perda de apetite, sensação de mal-estar, dores abdominais e urina espumosa. Ainda, inchaços em alguma parte do corpo podem indicar a doença.
Em crianças, o inchaço ao redor dos olhos é o sintoma mais comum, e pode ser confundido com alergias. Mônica Benini, mãe de Lara, explicou que esse foi o primeiro sintoma que a menina apresentou.
“A gente começou a suspeitar que a Lara estava com uma alergia. O olho dela inchava e a gente levou em médico, em alergista, em pediatra. Ela chegou a tomar medicação para alergia”.
Outros sintomas da síndrome nefrótica em crianças podem ser:
- sangue na urina
- perda de apetite
- cãibras musculares
- diarreia ou náusea
Síndrome nefrótica tem cura? Entenda o tratamento
Geralmente, a síndrome nefrótica é tratada com medicamentos como os corticosteroides. Eles atuam para atenuar os sintomas como inchaço e a grande quantidade de proteína eliminada na urina.
A maioria dos pacientes pediátricos responde bem ao tratamento e a doença entra em “remissão”, como no caso da filha de Junior Lima.
“Graças a Deus, a Lara respondeu bem o tratamento. Ela tá super bem, tá se recuperando, tá em remissão", disse Junior.
Além da medicação, algumas mudanças na dieta são feitas para combater a doença, como:
- limitar a quantidade de sódio;
- diminuir a quantidade de líquidos ingeridos;
- comer alimentos com baixo teor de gordura saturada e colesterol.