Cientistas afirmam ter conseguido reverter processo de envelhecimento humano com tratamento com oxigênio

As informações são de um estudo publicado na revista americana Aging. Ao todo, 35 adultos com mais de 64 anos passaram por processo de oxigenoterapia

23:01 | Nov. 23, 2020

Ao todo, 35 adultos com mais de 64 anos passaram por o processo de oxigenoterapia (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um estudo publicado na revista americana Aging aponta que um grupo de cientistas reverteu o processo de envelhecimento humano por meio de tratamento com oxigênio. Ao todo, 35 adultos com mais de 64 anos passaram pelo processo de Oxigenoterapia Hiperbárica, responsável por reverter dois indicadores-chave do envelhecimento, o encurtamento dos telômeros e o acúmulo de células senescentes com defeito.

No processo, cada idoso foi colocado em câmaras de oxigênio pressurizado, onde tiveram que respirar oxigênio puro por meio de uma máscara durante 90 minutos. A câmara pressurizada imita um estado de ‘hipóxia’, ou falta de oxigênio, permitindo que os tecidos dissolvam mais oxigênio, o que tem efeitos regenerativos bem conhecidos.

De acordo com os pesquisadores, o tratamento com oxigênio alterou os corpos das pessoas idosas em nível celular para o que eram 25 anos antes. Os resultados mostram que o teste permitiu que os telômeros voltassem a crescer em mais de 20%. Enquanto suas células senescentes sofreram uma redução em até 37%. Os testes demoraram três meses para serem finalizados.

Esse estudo é o mais recente de uma série de testes que tentam compreender o processo antienvelhecimento, bem como aumentar a expectativa de vida, ao mesmo tempo que faz as pessoas se sentirem mais jovens. A premissa é que o envelhecimento pode ser curado como uma doença, afirmam os cientistas. As informações são do portal Jornal DCI.