Coronavírus: confira seis mitos sobre o Covid-19

O POVO contatou o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia para comentar cinco mitos relacionados à cura do coronavírus

09:56 | Mar. 16, 2020

A recomendação da OMS é todos os casos suspeitos sejam testados e haja o rastreamento de pessoas próximas (foto: SAM PANTHAKY / AFP)

A confirmação do Covid-19 no Brasil e no final desse domingo, 15, no Ceará, tem gerado preocupação nos brasileiros. Como o coronavírus é novo, as pesquisas para possíveis tratamentos e curas estão em estágio inicial. Estudos podem indicar medicamentos eficazes preliminarmente, mas ainda não há dados suficientes para comprovação.

Nesse cenário, muitas mentiras sobre tratamentos e medidas de prevenção circulam pelas redes sociais. O POVO selecionou seis delas para que o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn, analisasse e indicasse porque são falsas. Confira:

Cachaça com limão cura o coronavírus

A ingestão de bebidas alcoólicas nunca é recomendada em casos de adoecimento. Henn explica que o álcool prejudica o sistema imunológico, responsável por combater doenças dentro do corpo humano.

Internet 5G transmite coronavírus

Não há nenhum registro de vírus transmitidos por ondas de rádio. "Não faz nenhum sentido", afirma Henn; "Na verdade, em uma fase em que talvez a gente vá precisar de medidas de isolamento social, o acesso à internet vai ser muito importante para receber informações", conclui. O assunto atingiu o ápice de pesquisas no Google na madrugada desta segunda-feira, 16.

Chá de abacate com hortelã cura o coronavírus

Não existe nenhum indício de que o chá de abacate com hortelã  cura o coronavírus. Inclusive, o Covid-19 ainda não possui tratamento, medicação e vacina específica.

Ingerir álcool etílico protege contra o coronavírus

No Irã, várias pessoas morreram por ingerir álcool etílico por uma informação falsa garantir que isso as protegeria contra o coronavírus. A ingestão do álcool provoca vários males ao organismo: afeta o funcionamento do sistema imunológico e fragiliza o fígado. "Lembre que se você está doente, você vai tomar um monte de medicamentos, todas essas coisas são metabolizadas no fígado", reforça Henn.

É possível fazer álcool em gel caseiro

De ontem, 15, para esta segunda-feira, 16, as pesquisas no Google por "álcool em gel caseiro" aumentaram 157%. O link mais acessado instrui a fazer álcool em gel caseiro com gel de cabelo e álcool 70%. No entanto, Guilherme Henn frisa que não é seguro manusear álcool 70% em casa. Portanto, não é recomendável produzir álcool em gel em casa. Ainda, o produto não terá a mesma qualidade que o álcool em gel vendido em farmácias e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Máscaras protegem contra o coronavírus

As máscaras só são eficazes quando utilizadas por pessoas com sintomas, no objetivo de impedir a propagação de gotículas e mucosas transmissoras do Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que pessoas sem sintomas e saudáveis não devem utilizar máscaras. Assim como o álcool em gel, muitas farmácias e lojas já tiveram o estoque de máscaras esgotado.