Estresse no ambiente de trabalho? Entenda as causas e saiba como evitar

Para psicóloga, existem várias situações no ambiente de trabalho que podem ocasionar o incômodo emocional

14:48 | Set. 19, 2016

O estresse é um mal presente na vida moderna e, para algumas pessoas, esse problema está diretamente relacionado ao cotidiano do trabalho. Algumas práticas e mudanças simples podem minimizar a situação. A Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010) conversou com uma especialista sobre as causas e modos de evitar problemas ocupacionais.

A psicóloga da Unimed Fortaleza Bruna Lemos afirma que há uma confusão entre estresse e cansaço. "O estresse, na verdade, é um mecanismo de defesa do organismo que se regula para poder enfrentar situações difíceis", afirma. "Com o avanço das tecnologias, as doenças ocupacionais estão aumentando. Esse estímulo tecnológico acaba fazendo com que as pessoas fiquem presas a essas mídias sociais, gastando bastante energia e deixando de estar presente nas relações. 

Ainda segundo a psicóloga, existem várias situações no ambiente de trabalho que podem ocasionar o incômodo emocional. São elas: inadequação salarial, ambiente desagradável com barulho e sujeira, longas jornadas de trabalho, falta de autonomia, falta de liberdade para aproximação com o gestor, conflitos com os colegas e superiores, insegurança, má distribuidores das responsabilidades, inabilidade da gestão para lidar com as diferenças de cada funcinário e falta de prospecção de carreira.
 
Bruna Lemos explica ainda que é só a partir da transformação desses aspectos que mudanças podem ocorrer. "Um funcionário saber que está sendo avaliado e que o que ele tá fazendo vai fazer diferença no trabalho vai favorecer o aumento da auto estima e consequentemente vai reduzir o estresse", diz.
 
 
Redação O POVO Online