Brasileiros fazem sexo três vezes por semana, aponta estudo

A psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, conduziu o estudo

19:21 | Jun. 09, 2016

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) indica que os brasileiros afirmam fazer sexo, em média, 2,9 vezes por semana. As pessoas que responderam à pesquisa revelaram ainda que, se pudessem, gostariam de ter 5,5 relações por semana.
 
Os números apontados são da pesquisa Mosaico 2.0, divulgada no programa Bem Estar, da Globo, nesta quinta-feira, 9. A psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, conduziu o estudo.
 
Os dados atualizam o levantamento Mosaico Brasil, de 2008. Para a apuração, foram ouvidos 3 mil brasileiros distribuídos em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal. Desses, 49% eram mulheres e 51% homens. Os entrevistados tinham entre 18 e 70 anos.
 
Para a pesquisadora, a desproporção dos números se dá por motivos que variam de acordo com a faixa etária do público participante. Ela explica que adultos, muitas vezes em relações estáveis, têm excesso de trabalho e preocupações com o orçamento familiar como problema para as relações sexuais. "E quando esses filhos crescem, o que atrapalha é que a mulher entra em climatério, onde a disponibilidade sexual é menor. Isso justifica inclusive que a frequência sexual do homem é maior do que a da mulher na média", afirma.
 
De acordo com a pesquisa, homens têm em média mais relações sexuais por semana do que as mulheres - 3,15 entre o sexo masculino contra 2,65. Os homens gostariam de ter em média 6,48 relações por semana, enquanto as mulheres têm como expectativa 4,58 relações.
 
Ainda de acordo com os números, 9% dos brasileiros entre 18 e 70 anos não fazem sexo.
 
Redação O POVO Online