PUBLICIDADE
Notícias

Como desviar dos riscos e perigos do álcool

Além do desgaste para o organismo, consumir bebida alcoólica em excesso oferece outros prejuízos

10:32 | 04/03/2015
NULL
NULL

É necessário ter cuidados ao ingerir bebida alcoólica. Hidratação, por exemplo, sempre é importante. Não importa se você, leitor, vai beber cerveja ou destilado. Uma garrafinha de água na mesa ou na bolsa vai ajudar a manter o pique. E a alimentação também. Aquela história de “não consigo comer nada enquanto estou bebendo” é uma cilada.

Segundo Aurinez Rospide, mestre em Ciências Médicas e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD/UFRGS), quem abusa do álcool está correndo riscos. “O álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central, o que acarreta a diminuição das funções relacionadas à coordenação motora, reflexos, capacidade de julgamento, diminuindo a capacidade de avaliar corretamente os riscos em que o indivíduo irá se expor”, afirma Aurinez.

Além do desgaste e da exposição do organismo, segundo Aurinez, um dos riscos ao utilizar bebida alcoólica está associado à direção de veículos. “Torna-se extremamente perigoso. A recomendação é que aproveite o momento, mas antes de beber organizar-se para retornar para casa de forma que não necessite dirigir, nem pegar carona com alguém que também faz uso de álcool.

Comportamento

Já para psicóloga Graciela Gema Pasa - também pesquisadora do CPAD/UFRGS – o uso de álcool combinado a outras substâncias colocará o indivíduo em situação de maior vulnerabilidade, devido aos efeitos de várias as substâncias, que possuem ações diferentes no organismo, explica Graciela. Quem costuma parar de consumir bebidas alcoólicas algumas semanas antes do consumo da bebida na expectativa de “desintoxicar o organismo” não tem garantia de que os prejuízos e/ou riscos vão cessar. Conforme afirma Graciela Pasa, é preciso considerar o padrão de uso e a gravidade dos prejuízos de forma individual.

Pessoas que fazem uso crônico - uso frequente, em grande quantidade -, já apresentando prejuízos significativos a nível individual e social apresentarão sintomas adversos com a cessação do uso (denominado quadro de abstinência) e nessa situação é aconselhado que a desintoxicação ocorra em ambiente protegido e acompanhada por profissionais de saúde. Indivíduos que costumam fazer uso abusivo, nos quais os prejuízos são menos graves, ou seja, o indivíduo apresenta algum prejuízo decorrente do uso (por exemplo, perda de dias de trabalho), mas consegue ser socialmente funcional, a cessação do uso representará uma alternativa à minimização de exposição a riscos, sejam eles de ordem física, psicológica ou social, explica Graciela.

Dicas para quem vai consumir álcool
- Alterne a ingestão de bebida alcoólica com água. Hidratação é sempre importante.
- Consuma alimento junto com o álcool. Beber de barriga vazia só piora os efeitos
- Não force o corpo. Procure uma unidade de saúde se sentir alguma anormalidade séria
- Tente dormir bem em algumas horas da noite ou do dia. O corpo precisa de descanso

Quer mais dicas de sáude? Acesse aqui!

TAGS