PUBLICIDADE
Notícias

Diagnóstico precoce do câncer infantil aumenta chances de cura

A leucemia é o tipo mais freqüente, com 80% de possibilidade de recuperação

10:22 | 03/02/2015
NULL
NULL
Mesmo representando a primeira causa de mortes por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 18 anos no Brasil, o câncer têm 80% de chance de cura quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados. O progresso no desenvolvimento do tratamento nas últimas décadas também contribui para a porcentagem de recuperação e a boa qualidade de vida dos pacientes.

Estima-se que, no Brasil, ocorram nove mil novos casos de câncer por ano nesta faixa etária. Portanto, torna-se indispensável que os pais ou responsáveis observem os sinais dados pelas crianças e jovens e mantenham as consultas periódicas ao pediatra de confiança, que possui todo o histórico de saúde do menor.

Os tipos de câncer mais frequentes de 0 a 18 anos são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os de sistema nervoso central, os linfomas (sistema linfático), e os chamados tumores sólidos, como o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico) e o tumor de Wilms (tipo de tumor renal).
 
Sintomas 
 
Os sintomas do câncer infantil são febre duradoura (por semanas), anemia profunda, sangramentos e manchas roxas, dor óssea, gânglios, fígado e baço aumentados, explica o Prof. Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio-Libanês.

O câncer infantil não é mais uma condição fatal diante da grande chance de cura. Para tanto, é recomendável que os pais ou responsáveis relatem qualquer sinal, mesmo que tênue, ao pediatra. Essas observações podem alertar para uma investigação mais profunda e, às vezes, contribuir para o diagnóstico de tumores de fácil remoção e cura, conclui o oncologista pediátrico. 
TAGS