Sedentarismo mata duas vezes mais que a obesidade, aponta estudo
Pesquisadores elaboraram o estudo com mais de 300 mil pessoas, durante 12 anos

Durante a avaliação no referido período, os pesquisadores levaram em conta os níveis de exercício e os diâmetros de cintura a cada morte. A partir deste levantamento, eles descobriram 676 mil mortes estavam relacionadas por inatividade ao ano, contra 337 mil ligadas ao excesso de peso.
De acordo com o professor e pesquisador Ulf Ekelund, em entrevista para a BBC News, pessoas sedentárias correm o maior risco e diminuir este problema na Europa implicaria na redução dos índices de mortalidade em cerca de 7,5%, percentual que corresponde a 676 mil mortes. Já a redução de mortalidade em decorrência da obesidade traria uma redução de apenas 3,6% nas mortes.
A pesquisa também identificou que doenças causadas por obesidade e por sedentarismo são iguais, na maior parte das vezes. A diabetes do tipo 2, no entanto, incidiu principalmente em pessoas que tinham obesidade.
Embora o sobrepeso e a inatividade estejam diretamente associadas, ser magro e sedentário exige cuidado que vai além da aparência.
Redação O POVO Online