PUBLICIDADE
Notícias

Cromossomo responsável pela síndrome de Down é 'desligado'

18:06 | 17/07/2013
Uma pesquisa publicada na "Nature" indica uma revolução no tratamento da síndrome de down. De acordo com o estudo, cientistas americanos conseguiram "desligar" o cromossomo responsável pela doença numa experiência feita com células humanas em laboratório.

Pessoas com síndrome de Down têm três cópias do cromossomo 21 (seres humanos nascem com 23 pares de cromossomos, incluindo os dois cromossomos que definem o sexo, num total de 46 em cada célula). O terceiro cromossomo nas pessoas com síndrome de Down provoca dificuldade de aprendizado, surgimento precoce de doenças como o mal de Alzheimer e um risco maior para problemas circulatórios e cardíacos.

A ideia de conseguir silenciar os efeitos de um cromossomo inteiro parecia além do campo das possibilidades, mesmo no laboratório, mas os cientistas conseguiram desligar o cromossomo extra que provocava esses sintomas negativos. De acordo com o jornal O GLOBO, os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts conseguiram demonstrar que, ao menos em teoria, tal perspectiva é possível ainda que leve mais algumas décadas.

Liderados por Jeanne Lawrence , os especialistas inseriram um gene chamado XIST em células-tronco de uma pessoa com síndrome de Down cultivadas em laboratório. O gene exerce um papel importante no desenvolvimento celular normal ao "desligar" um dos dois cromossomos X presentes nos embriões femininos, garantindo que as meninas não tenham uma dose dupla de cromossomos X.

A experiência mostrou que o gene é capaz também de silenciar a cópia extra do cromossomo 21, ajudando a corrigir os padrões irregulares de crescimento das células dos portadores da síndrome. Para os cientistas, muitos anos de estudos ainda serão necessários para se conseguir um tratamento para a síndrome, mas a pesquisa mostra um novo caminho para o estudo da base celular e pode ajudar a identificar drogas capazes de minorar seus sintomas.

Redação O POVO Online com informações do jornal O GLOBO

TAGS