Operação de sucesso salva menino com hidrocefalia
A hidrocefalia consiste no acúmulo excessivo de fluído dentro dos ventrículos que pode levar ao aumento da pressão do crânio
Uma criança britânica que nasceu com hidrocefalia foi salvo graças a um procedimento cirúrgico em seu cérebro. O sucesso do procedimento alimenta a esperanças de famílias que vivem o mesmo drama.
A hidrocefalia consiste no acúmulo excessivo de fluído dentro dos ventrículos que pode levar ao aumento da pressão do crânio. A principal característica é o aumento desproporcional da cabeça.
De acordo com informações do tabloide "The Sun", os pais do pequeno Samuel, que nasceu em Essex, perceberam pouco tempo após o nascimento que ele possuía um inchaço na cabeça. Com oito semanas de vida o menino foi encaminhado para novas avaliações.
De início os médicos suspeitaram que a criança pudesse sofrer de uma condição metabólica potencialmente fatal chamada de síndrome de Alagille. A doença pode afetar diferentes órgãos do corpo, principalmente coração e fígado.
Porém, após realização de uma ressonância magnética, a hidrocefalia foi detectada em Samuel. A criança foi encaminhada para cirurgia, segundo o pai James. A operação consistiu na introdução de um tubo no cérebro de Samuel que serviu para drenar todo o líquido para baixo da barriga.
A criança se recupera bem e com rapidez, para surpresa dos médicos.
Redação O POVO Online