PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza tem programação de combate à hipertensão

10:25 | 26/04/2013
NULL
NULL

A Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Fortaleza (ADHFOR) promove ação de saúde na manhã desta sexta, 26, no Mercado Joaquim Távora, na avenida Pontes Vieira. O objetivo é conscientizar a população no Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial.

A programação se estende até 11h e oferece à população exames de glicemia, verificação de pressão arterial e vacinação contra a gripe para idosos. As pessoas também podem receber orientação nutricional após realização do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

De acordo com Evilásio Craveiro, presidente da ADHFOR, a estimativa é de que cerca de 300 pessoas sejam atendidas pela ação.

[SAIBAMAIS 2]

Segundo Craveiro, o número de pessoas hipertensas em Fortaleza é de 450 mil só entre os adultos. Já entre os habitantes entre cinco e 19 anos, o índice de hipertensão é de 5 a 6%.

Audiência pública
Autoridades da área de saúde e das escolas participam de audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza na tarde desta sexta, 26, às 14h30min.

A programação conta com palestra da cardiologista Ana Lúcia de Sá Leitão e de Adriana Costa e Forte, diretora geral do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará.

Ainda nesta semana, houve audiência na Assembleia Legislativa sobre a verificação da pressão em consultórios pediátricos. O debate, que ocorreu na última quarta, girou em torno da obrigatoriedade do procedimento no atendimento de crianças e adolescentes.

Trinta e dois milhões de brasileiro hipertensos

A hipertensão atinge 22,7% da população adulta brasileira. Desse total, o diagnóstico em mulheres é mais comum, 25,4%, e em homens 19,5%. Os dados são da mais recente pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2011, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Infância e adolescência

A hipertensão na criança e no adolescente será o foco da campanha que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai desenvolver este ano, com atividades em todos todos os estados e no Distrito Federal, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta-feira, 26. De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos, têm a doença. 

Thaís Brito com  informações da Agência Brasil

TAGS