"Pé direito": direita critica comercial de Havaianas com Fernanda Torres

Figuras bolsonaristas pedem boicote à marca após nova propaganda

18:51 | Dez. 21, 2025

Por: Révinna Nobre
Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva no filme Ainda estou aqui (foto: Alberto Pizzoli/AFP)

“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito”. Esta foi a frase dita pela atriz Fernanda Torres no novo comercial da Havaianas que gerou críticas à marca por parte da direita brasileira neste domingo, 21.

“Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o Ano Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”, continua o texto encenado pela atriz.

Em uma postagem publicada no X (antigo Twitter), a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirmou que “se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas”.

O ex-ministro do governo Jair Bolsonaro e atual deputado federal General Pazuello (PL-RJ) também criticou o comercial: “O povo conservador não aceita esse tipo de provocação disfarçada de publicidade e responderá do jeito mais claro possível: retirando apoio, respeito e mercado”.

No Instagram, a última postagem da marca, publicada no último sábado, 20, acumula mais de 41 mil comentários sobre o assunto.

Além da crítica diretamente à marca, Fernanda foi chamada de “esquerdista” em diversas postagens. Torres ganhou, ao longo de 2025, destaque pelo filme “Ainda Estou Aqui”, que retrata o período da ditadura militar no Brasil.

Por outro lado, diversos internautas e personalidades progressistas trataram a indignação do grupo com sarcasmo e diversão.

“Gente…rs. Aparecendo um monte de perfil tosco de pessoas toscas da extrema direita ‘cortando’ Havaianas!! Hahahaa. Próximo passo dessa gente doida, amputar a perna esquerda?”, escreveu o jornalista Zé Luiz.

Em outras publicações, foi mencionado que após o boicote por parte do grupo político, eles deveriam usar uma ferradura no lugar das Havaianas.

Lançamento das Havaianas para quem não gostou de ver Fernanda Torres fazendo o comercial.
Bom presente de amigo-secreto pra quem tirou um parente bolsonarista no sorteio. pic.twitter.com/zY2c7p4bJ9

— PRAVDA-BR (@pravda_br) December 21, 2025

A repercussão levou os tópicos “Fernanda Torres”, “Ipanema” e "Havaianas” para os mais comentados do País.