Vereadora toma posse e se torna primeira quilombola a assumir vaga na Câmara de Horizonte

Val da Ótica (PSD) é terceira suplente e assume por 60 dias com foco na luta do povo quilombola e negro; posse ocorre por motivo de licença do titular Irmão Bento (PSD) e em acordo com outros dois suplentes

11:18 | Ago. 04, 2025

Por: Bianca Mota
Val da Ótica será a primeira mulher quilombola a ocupar uma cadeira na Câmara de Horizonte (foto: Divulgação/ Val da Ótica)

Distante cerca de 43 km de Fortaleza, o município de Horizonte tem, pela primeira vez, uma vereadora quilombola. Val Silva, conhecida como Val da Ótica (PSD), será também a segunda mulher quilombola a ocupar uma cadeira em um Legislativo municipal no Ceará.

Suplente assume vaga com apoio interno do partido

Val, assinou a posse na última sexta-feira, 1º de agosto, e seu mandado terá duração de 60 dias. A terceira suplente assume após a licença – por motivos pessoais – do vereador Irmão Bento (PSD), com o apoio dos suplentes Antônio Filho (PSD) e Getúlio Wargas (PSD), que entraram em consenso para abrir espaço para que Val ocupe o mandato.

Ao O POVO, Val afirmou que, embora o período seja curto, tem grande significado para a militância quilombola.

“O período realmente é pouco, dois meses. Mas para quem é de luta o momento de fala é muito importante dentro desses espaços. Se fosse o período de um dia, seria uma fala que iria chegar (aos moradores). Sobretudo a Val é uma mulher militante, que é de luta. E vou estar ali como parlamentar não só pela luta quilombola, mas também pelo povo preto e para fortalecer as políticas dentro do nosso município”, explicou a parlamentar.

Segundo Val, o movimento para que assuma o mandato possibilita reconhecimento à trajetória da comunidade quilombola.

“Sou suplente, na terceira suplência. Por motivos pessoais do vereador Irmão Bento ele vai dar essa honraria para que a gente possa chegar lá nessa empreitada, possa ser empossada. Em respeito – na fala dele – em respeito à luta desse povo”, ressaltou.

Acompanhe as últimas notícias no O POVO News:

Assista também clicando aqui.