Trump sobre tarifaço no Brasil: 'Lula pode falar comigo quando quiser'

Presidente dos EUA afirmou que "ama o povo do Brasil", mas não mencionou qualquer mudança. "Vamos ver o que acontece", disse Trump

18:30 | Ago. 01, 2025

Por: Thays Maria Salles
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (foto: Andrew Harnik/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele "quando quiser".

"Ele pode falar comigo quando quiser", disse Trump nesta sexta-feira, 1º de agosto, quando entra em vigor a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.

Na ocasião, ele respondeu a uma pergunta da repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, sobre a possibilidade de diálogo.

De acordo com o portal g1, ao ser questionado sobre o tarifaço, o republicano disse: "As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada".

Em outro momento, Trump afirmou que "ama o povo do Brasil", mas não antecipou qualquer mudança. "Vamos ver o que acontece".

Conforme noticiado no blog do jornalista Gerson Camarotti, interlocutores comentaram que Lula estava disposto a ligar para Trump, desde que fosse atendido por presidente dos EUA.

Já ao jornal The New York Times, em entrevista publicada na quarta-feira, 30, o petista disse que ninguém nos país americano "quer conversar" sobre o tarifaço.

"Eu designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Economia, para que todos conversem com seus equivalentes nos EUA para entender qual é a possibilidade de conversa. Até agora, não foi possível".

Veja também: Trump decide posicionar submarinos nucleares próximo à Rússia após fala de ex-presidente russo