Datafolha: 55% concordam com tornozeleira em Bolsonaro e acham que ele pretendia sair do Brasil
Para a maioria, decisão do STF foi correta; ex-presidente é réu por trama golpista após eleição presidencial de 2022, quando foi derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
16:53 | Ago. 01, 2025
Levantamento do Instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira, 1º, mostra que 55% dos brasileiros aprovam a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impor medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica. O mesmo percentual acredita que Bolsonaro pretendia sair do Brasil antes de ser julgado.
Entre os que apoiam a decisão, 44% dizem concordar totalmente com a medida, enquanto 11% concordam em parte. Já 41% são contrários, com 32% discordando totalmente e 9% discordando em parte. Outros 3% não souberam opinar, e 1% afirmou ser indiferente.
Você concorda com as restrições impostas a Bolsonaro, como tornozeleira eletrônica?
- Concordam totalmente: 44%;
- Concordam em parte: 11%;
- Não concordam nem discordam: 1%;
- Discordam em parte: 9%;
- Discordam totalmente: 32%;
- Não sabem: 3%.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Maioria acredita que Bolsonaro pretendia deixar o país
O Datafolha também perguntou se os entrevistados acreditam que Bolsonaro pretendia deixar o país antes de uma possível condenação. Para 55%, essa era a intenção do ex-presidente; Outros 36% disseram que não, e 10% não souberam responder.
Bolsonaro é réu no Supremo em um dos inquéritos que investigam a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Você acredita que Bolsonaro tinha a intenção de sair do Brasil?
- Tinha a intenção: 55%;
- Não tinha intenção: 36%;
- Não sabem: 10%.