AO VIVO: Moraes dá 10 minutos para militar réu tirar farda; Tarfaço: Lula pede diálogo a Trump

Alexandre de Moraes determinou que todos os militares comparecessem sem o fardamento para os interrogatórios

08:14 | Jul. 29, 2025

Por: Rogeslane Nunes
Moraes dá 10 minutos para militar réu tirar farda (foto: Reprodução/O POVO News)

Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta terça-feira, 29, repercute o interrogatório de réu acusado na trama golpista denunciada pela Procuradoria-Geral da República. Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 10 minutos para o militar tirar a farda e vestir-se como civil.

O tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, após determinação do ministro, apareceu com uma camiseta preta para o depoimento. A defesa do militar avisou, pela manhã, que ele é da ativa e, por isso, estava fardado no lugar em que está detido. Ele integra o núcleo 3 da trama golpista.

Alexandre de Moraes determinou que todos os militares comparecessem sem o fardamento. Durante o dia, eles foram ouvidos vestidos com roupas de civis. Martins chegou a ser chamado pelo juiz da audiência, no entanto, sua fala foi postergada até que ele se apresentasse sem a farda. A defesa protestou contra a determinação e alegou "coação", mas a decisão foi cumprida.

Assista ao vivo

 

Tarifaço: Lula pede diálogo a Trump

A poucos dias da implementação da taxa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que valerá a partir de 1° de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende diálogo.

"Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver. E não de forma abrupta, individual, tomar a decisão de taxar em 50%", disse Lula.

A fala ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 28, na cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Parque Termelétrico do Açu, em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro.

No domingo, Trump confirmou a taxação dos países que ainda não firmaram acordo com Washington, o que inclui as tarifas sobre produtos brasileiros em 50% a partir de 1° de agosto. A fala ocorreu ao lado de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em entrevista para a imprensa em Turnberry, na Escócia. "O 1° e agosto é para todos. Todos os acordos começam em 1° de agosto".

Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, também reforçou no domingo, 27, a taxação sobre os produtos brasileiros e afirmou que a tarifa de 50% não será adiada. A afirmação ocorreu durante entrevista de Lutnick ao programa Fox News Sunday.

Acompanhe

O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

  • Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO